Sábado, 01 de junho de 2024

TRE-RJ julga pedido de cassação contra Cláudio Castro e Rodrigo Bacellar nesta sexta

Os sete desembargadores do TRE-RJ avaliam se houve desvios no Ceperj e na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) em 2022

17/05/2024 às 09h10 Igor Azeredo

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Os sete desembargadores do TRE-RJ avaliam se houve desvios no Ceperj e na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) em 2022 / Foto: Reprodução

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) começa, nesta sexta-feira (17), a julgar o pedido de cassação do governador Cláudio Castro (PL). A partir das 14h, os sete desembargadores da Corte avaliam se houve desvios no Ceperj e na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) em 2022. 

Além de Castro, serão julgados o vice-governador do Rio, Thiago Pampolha (MDB); o presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), deputado Rodrigo Bacellar (União Brasil); e mais seis réus. São eles: Áureo Ribeiro (deputado federal); Max Lemos (deputado federal); Leonardo Vieira Mendes (deputado estadual); Gutemberg de Paula Fonseca (suplente); Bernardo Rossi (secretário de Ambiente e Sustentabilidade do RJ); e Marcos Venissius da Silva Barbosa (suplente).

Segundo a denúncia, os envolvidos praticaram “ilícitos eleitorais de abuso de poder político, econômico e condutas vedadas (…), a fim de utilizar a máquina pública, à exclusiva disposição dos investigados, para obter vantagens financeiras ilícitas com recursos públicos e lograrem êxito na reeleição ao Governo do Estado, nas Eleições Gerais de 2022”.

Para os procuradores, os recursos públicos desviados foram “indevidamente utilizados” para promover suas candidaturas.

A ação que pede a cassação do mandato de todos os acusados é assinada pelos procuradores regionais eleitorais Neide Cardoso e Flávio Paixão, da Procuradoria Eleitoral do Ministério Público Federal, e pelo ex-deputado federal Marcelo Freixo (PT).

Em nota, os advogados de Cláudio Castro informaram que “a defesa do governador tem prestado todos os esclarecimentos aos órgãos de controle. Após as denúncias, o governador Cláudio Castro determinou a extinção dos projetos da Fundação Ceperj, que está sendo reestruturada. Vale ressaltar também que o nome do governador não é citado em nenhum dos depoimentos”.

Fonte: Metropoles

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes