Sábado, 10 de janeiro de 2026
Opinião

A Febraban só sabe administrar sucesso

No jogo do bicho há mais solidariedade do que no sistema bancário

Por Fabrício Freitas
09/01/2026 às 14h13

Pressão no TCU e silêncio da Febraban levantam suspeitas / Foto: Arte e design Ururau

A Febraban, conhecido sindicato dos bancos, vem desempenhando um papel ridículo no caso do Banco Master. Se o banco está em liquidação, seria razoável que o sindicato dos bancos apoiasse a instituição em dificuldade. Duvido que, se os banqueiros fossem do jogo do bicho, os demais não seriam solidários com o colega. É porque lá vale o escrito.

Precisamos repensar nossos valores. Como tratar a Febraban como heroína? Seria como um sindicato advogar contra o próprio filiado. Ou como a OAB se recusar a atender um advogado quando ele é preso. A Febraban está tratando o Master como inimigo capital, na cara limpa.

Enquanto isso, o BTG vendia títulos do Master e não está sendo punido pelo Banco Central. E agora? Ninguém aqui está defendendo o Master, pelo menos por enquanto. Mas o banco não foi apenas abandonado. A mídia corporativa afirmou ontem, dia 7 de janeiro de 2026, que o relator do caso no TCU teria sido pressionado a deixar as investigações no Banco Central.

Isso é infração penal. Quem fez a pressão? Onde? Como? Isso é grave.

A Febraban está com medo de quê? Da taxa Selic, que está superfaturada? Agora o negócio começa a ficar mais evidente diante do patrulhamento das postagens.

A Febraban sempre foi acostumada a tratar o povo como em uma escravidão moderna. Basta ler o Código de Processo Civil de 2015. O pobre tem suas contas bloqueadas por dívidas com bancos, enquanto isso, quando o banco deve, pode apresentar uma simples carta de fiança, sem garantia em dinheiro.

Isso é justo? Onde estão os sindicatos para sustentar a inconstitucionalidade desses dispositivos?

Pois é. Todo mundo tem medo de banco. Mas sabemos que eles não são ricos, apenas têm dinheiro. Sabem administrar o sucesso. Quando são presos, são os primeiros a delatar e ainda torcem pela liquidação do colega para comprar os ativos a preço de banana podre.

Fonte: Por Fabricio Freitas

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2025 Desenvolvimento Jean Moraes