Sábado, 06 de dezembro de 2025

Quando até Voltaire se revira no túmulo

Ataque a site revela desinformação e arrogância política

11/11/2025 às 22h32 11/11/2025 às 22h51 Redação Ururau

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Ururau responde com fatos e com coragem jornalística / Foto: Anicet Charles Gabriel Lemonnier: No salão de Madame Geoffrin em 1755

Voltaire, de fato, já dizia: “Posso não concordar com o que dizes, mas defenderei até a morte o teu direito de dizê-lo.”
Mas certamente ele não imaginava que, séculos depois, seu nome seria invocado em discursos inflamados de quem, no fundo, tenta descredibilizar a própria liberdade que diz defender.

É curioso ouvir de um vereador ainda no alvorecer da carreira política lições sobre mídia, ética e responsabilidade, quando o site que ele acusa de “fake news” já informava a população campista antes mesmo de ele ter vida pública. O Ururau é o portal de notícias online mais antigo em atividade contínua em Campos e região, há quase duas décadas informando com independência, coerência e profissionalismo.
Ou seja, o Ururau tem metade da idade de vida do vereador e, felizmente, o dobro de credibilidade.

Chamar um veículo com essa trajetória de “blog” é um ato de desinformação ou de arrogância juvenil, talvez os dois. É um erro factual, mas também simbólico, pois revela o incômodo de quem, diante de fatos incômodos, prefere atacar o mensageiro a encarar a mensagem.

O conteúdo publicado pelo Ururau foi um texto de opinião, gênero reconhecido no jornalismo e protegido pela liberdade de expressão. Nele, o autor analisou o cenário político local com base em fatos públicos e amplamente conhecidos. “Fake news”, ao contrário do que sugere o vereador, é a fabricação intencional de mentiras para enganar. Não se trata da manifestação legítima de opinião, crítica ou interpretação política.

A ironia é que, ao acusar a imprensa de mentir, o parlamentar produz justamente aquilo que diz combater: desinformação.
Voltaire, se vivo fosse, provavelmente lhe diria o que disse a outro falso defensor da liberdade: “Aqueles que podem te fazer acreditar em absurdos podem te fazer cometer atrocidades.”

Em Campos, o Ururau segue fazendo o que sempre fez, com ou sem aplauso de tribuna: informar, apurar, publicar e resistir.
Porque o jornalismo não precisa de mandatos, apenas de coragem.

Fonte: Por Fabricio Freitas

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes