Após solicitação da Redação do Ururau, a Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Polícia Militar (SEPM) encaminhou uma nota oficial com esclarecimentos sobre o trabalho do 8º Batalhão de Polícia Militar (Campos dos Goytacazes).
Na resposta, o comando do batalhão afirma que, ao longo de 2025, a unidade vem atuando de forma contínua para coibir crimes relacionados ao trânsito, principalmente envolvendo motocicletas irregulares.
De acordo com o texto, dados de Inteligência apontam que a maior parte dos crimes registrados na área de atuação do batalhão tem ligação com o uso de motocicletas, o que motivou uma série de ações específicas. Entre janeiro e outubro deste ano, foram realizadas 550 operações de revista a veículos, com média mensal de 61 ações, resultando em 380 pessoas conduzidas às delegacias e 380 veículos apreendidos, a maioria com adulterações ou com registro de roubo e furto.
O 8º BPM destacou ainda o papel das motopatrulhas, responsáveis pelos principais resultados operacionais. Atualmente, o batalhão conta com sete duplas de motociclistas atuando diariamente, com reforço de efetivo através do Regime Adicional de Serviço (RAS).
Sobre a parceria com as prefeituras, o comando ressaltou que há colaboração mútua, mas que em alguns casos o apoio pode não ocorrer por motivos operacionais, devido à necessidade de participação em operações conjuntas com outras forças de segurança ou em ações emergenciais e eventos de grande porte.
Segundo o comunicado, os índices de criminalidade estão entre os menores desde 2019, com redução consecutiva em indicadores como homicídios, roubos de veículos, roubos de rua e de carga, conforme dados do Instituto de Segurança Pública (ISP).
A unidade afirmou que segue empenhada em manter a tendência de queda nos índices criminais e em reforçar as operações ostensivas nos quatro municípios sob sua responsabilidade.
A Assessoria de Imprensa da SEPM informa que:
De acordo com o comando do 8° BPM (Campos dos Goytacazes), ao longo de 2025, a unidade vem atuando de forma contínua para coibir crimes relacionados ao trânsito, sobretudo em relação às motos irregulares. Conforme observado pela análise da mancha criminal e pelos dados de Inteligência, a utilização das motocicletas está relacionada à maioria dos crimes na área de atuação do batalhão, não só em Campos dos Goytacazes.
A unidade atua diariamente, realizando operações com a finalidade de coibir o trânsito de motocicletas irregulares e adulteradas, que muitas das vezes são produtos de roubos, tendo de janeiro a outubro realizado 550 operações de revista a veículos, que representam uma média mensal de 61 operações. Contudo, tais ações são desencadeadas de forma prolongada e itinerante, ao longo do dia e da noite, em diversos pontos da área de policiamento.
Este trabalho já resultou em 380 pessoas conduzidas às delegacias, sobretudo pelas práticas de direção perigosa, adulteração de sinal identificador, perturbação do sossego e por condução de veículos produtos de roubo ou furto, sendo todos enquadrados em tipos penais criminais. Consequentemente, os 380 veículos relacionados às práticas apontadas também foram conduzidos e, em sua grande maioria, ficando apreendidos.
Cabe destacar a atuação das motopatrulhas do 8º BPM, modalidade esta a maior responsável pelos resultados apontados. Diariamente, a unidade atua com 07 duplas de motociclistas, inclusive com efetivo extra escalado através do Regime Adicional de Serviço (RAS).
Em relação ao apoio às Prefeituras da área do batalhão, sempre há apoio e colaboração de ambas as partes, uma vez que é corroborada a ideia de que Segurança Pública é matéria transversal e envolve diversos atores, mas por motivos operacionais emergenciais, o comando do 8° BPM pode ter sido impedido de apoiar algumas operações em conjunto por questões logísticas, diante da necessidade de atuar em ações conjuntas com as Polícias Civil e Federal para reprimir o crime organizado, ou para garantir a segurança de megaeventos, como exposições agropecuárias, para intervir em manifestações diversas em rodovias federais, ou em mobilizações do Movimento dos Sem Terra, por exemplo.
Cabe salientar ainda que, segundo os dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), o 8° BPM está com as menores taxas de cometimento de crimes, como Homicídios, Roubo de Veículos, Roubos de Rua e Roubo de Cargas, desde 2019, sendo estes, em alguns casos, como Roubo de Rua e Roubo de Carga, os menores índices da série histórica, que se iniciou em 2003, tendo o batalhão reduzido os quatro indicadores citados por três semestres seguidos, sendo o 1° e 2° de 2024 e o 1° de 2025, continuando o trabalho para fechar o atual semestre também com redução, trazendo mais segurança aos cidadãos dos quatro municípios sob a responsabilidade da unidade.
Att,
Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Polícia Militar
Coordenadoria de Comunicação Social (CComSoc)
Após solicitação da Redação do Ururau, a Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Polícia Militar (SEPM) encaminhou uma nota oficial com esclarecimentos sobre o trabalho do 8º Batalhão...
Um acidente entre dois veículos no cruzamento das ruas José Bonaparte Vieira e Arthur Bernardes, em Campos dos Goytacazes, na tarde desta quinta-feira (16), voltou a chamar a atenção para...
A Polícia Civil interditou, na noite desta quinta-feira (16), um posto de combustíveis na BR-101, na altura da Tapera, em Campos dos Goytacazes, após constatar irregularidades em notas fiscais e...
A vacinação de rotina é fundamental para a saúde pública e ajuda a prevenir doenças que podem ser muito graves. A coqueluche, por exemplo, é uma patologia respiratória altamente contagiosa,...
Foi publicado nesta segunda-feira (6) o edital do concurso para o cargo de Oficial Investigador de Polícia da Polícia Civil do Espírito Santo (PCES). Serão 1.052 vagas para o cargo...
Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br