Quinta-feira, 28 de março de 2024

Estado capacita 2.500 agentes e policiais da SEGOV para combater a pedofilia e a violência

30/06/2022 às 10h36 Redação

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Projeto Educativo para Proteção e Acolhimento da Infância (Pepai) foi lançado nesta quarta-feira / Foto: Ascom

O Governo do Estado irá treinar 2.500 agentes da Secretaria de Estado de Governo, especificamente da Operação Segurança Presente, Operação Lei Seca e Programa RJ para Todos, visando a prevenção e combate a pedofilia e a violência sexual. O lançamento do Projeto Educativo para Proteção e Acolhimento da Infância (Pepai) aconteceu na manhã desta quarta-feira (29/06), no Palácio Guanabara.

O objetivo do projeto é a prevenção e o combate a pedofilia e a violência sexual, de acordo com a Lei Maura de Oliveira ( 9234/21), sancionada pelo governador Cláudio Castro. As aulas serão ministradas por uma equipe multidisciplinar, entre os especialistas estará a educadora Maura de Oliveira. O curso terá duração de 34 horas, sendo 4h presenciais e 30h online. Os agentes receberão material didático e certificado.

O projeto será um trabalho educativo com o intuito de treinar os agentes para que eles consigam identificar os abusadores, e, com isso, salvar as crianças que são vítimas de ataques de assediadores nas ruas, em casa e na Internet. Além da Secretaria de Estado de Governo, outros órgãos do governo, como o RioSolidário, também irão capacitar os seus servidores.  

 

A primeira-dama e presidente de honra do RioSolidário, Analine Castro, avaliou que o trabalho não é apenas para o estado, mas também para a vida de todos aqueles que irão participar desta capacitação.

 

- Esse projeto ajudará muitas crianças e irá garantir um futuro melhor para elas, um futuro que um ser humano merece, sem traumas. Estamos dando hoje o primeiro passo de um projeto incrível. – ressaltou a primeira-dama.

A subsecretária de Estado de Governo, Roberta Barreto, falou sobre a importância da Lei Maura ter sido sancionada e como a formação dos agentes é um grande aliado nessa luta, em que mais de 500 mil crianças por ano são exploradas sexualmente.

“Os policiais militares e as assistentes sociais do Segurança Presente, RJ Para Todos e Lei Seca e toda a sociedade possuem uma importância gigante nesse momento. O governador Cláudio Castro sancionou a Lei Maura de Oliveira que fala exatamente da prevenção e do combate aos crimes de violência sexual na infância e pedofilia. Precisamos formar agentes com olhar atento e perseverante na causa para não ser apenas mais uma dessas notícias nos jornais diários”, ressaltou a subsecretária.

 

Nos últimos quatro anos, 180 mil meninos e meninas sofreram algum tipo de violência sexual no país. Somente em 2021, foram registradas mais de 100 mil denúncias de violações das diversas formas de direitos humanos contra crianças e adolescentes, sendo que quase 19 mil foram denúncias sexuais.

A educadora Maura de Oliveira, que dá nome à Lei Estadual, contou sobre ter sido abusada sexualmente durante a adolescência e ressaltou a importância da causa.

 - O sentimento de culpa, vergonha e medo são o que nos acompanha. A prisão é da vítima, mas o culpado é o abusador. Nós precisamos romper todos esses tabus. A ciência já afirma que nosso cérebro aprende com mais rapidez de forma lúdica e a criança precisa estar em um mundo infantil. Não existe um perfil para abusador, mas existe uma criança abusada que produz sintomas e sinais -, relata a educadora.

Na solenidade estiveram presentes o subsecretário de Governo, Júlio Canelinha, a Delegada Federal Paula Mary, e a desembargadora Ivone Caetano.c

Fonte: Ascom

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes