A área de Segurança Pública continua sendo uma das mais atrativas para quem busca uma carreira no serviço público, com estabilidade, bons salários e oportunidades de atuar na proteção da sociedade. Neste momento, há diversas vagas abertas ou previstas para os próximos meses.
O governo federal, por exemplo, já anunciou que publicará, em breve, uma autorização para um novo concurso da Polícia Federal (PF) com duas mil vagas, sendo mil ainda neste ano e outras mil para 2026. Além disso, estados como Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo preparam novas seleções para suas forças policiais.
Para auxiliar quem deseja ingressar na carreira policial, o EXTRA detalha os principais concursos em andamento e previstos, além de apontar os desafios enfrentados pelos candidatos e as melhores estratégias para garantir a aprovação numa seleção.
Candidatos que já estudam para um concurso da Polícia Militar podem aproveitar parte do conteúdo, caso decidam migrar para a Polícia Penal. Há uma grande interseção entre os editais, especialmente em disciplinas como Direito Penal e Constitucional. No entanto, para a Polícia Penal, é necessário aprofundar-se na Lei de Execução Penal (LEP) e em regras específicas sobre segurança prisional.
Outro ponto fundamental para as carreiras policiais é o exame psicológico, que avalia controle emocional, tomada de decisão sob pressão e resiliência. Segundo Vandré Silvano, uma boa forma de se preparar é desenvolver autoconhecimento, manter uma rotina equilibrada e buscar apoio de especialistas para entender melhor o perfil exigido pelas corporações.
No Rio de Janeiro, o certame está previsto no Projeto de Lei Orçamentária Anual do estado para 2025, indicando que o edital poderá sair no próximo ano.
No Espírito Santo, a comissão do concurso já foi formada, e o edital está previsto para março deste ano. Serão 1.050 vagas para o cargo de oficial investigador.
Em Minas Gerais, o edital está confirmado para reforço do quadro administrativo, 104 vagas para técnico assistente. A banca organizadora ainda será definida.
O concurso da Polícia Civil apresenta desafios distintos em relação às outras carreiras, especialmente devido ao nível de escolaridade exigido para a maioria dos cargos. Segundo Leandro Figueiredo, professor do Gran Concursos, as provas cobram aprofundamento em temas como Medicina Legal e Criminalística.
“O candidato precisa demonstrar conhecimento sólido durante a prova oral (caso haja essa etapa) e manter uma ficha limpa para não ser eliminado na investigação social. A exigência no teste de aptidão física (TAF) é maior para algumas funções, como a de investigador e delegado”, afirma Figueiredo.
Para cargos como delegado e escrivão, a etapa discursiva pode ser um diferencial na aprovação, aponta o especialista.
No Rio de Janeiro, o concurso já está em andamento, com 300 vagas para inspetor policial penal. As inscrições já estão encerradas, e a prova será aplicada em 23 de fevereiro.
No Espírito Santo, a banca organizadora já está sendo escolhida. O edital deve ser publicado em março. Serão 600 vagas para policiais penais.
Em Minas Gerais, com a expansão do sistema penitenciário, serão criadas 22.032 vagas em novas unidades prisionais. Ainda faltam a divulgação do edital e a seleção da banca.
Em São Paulo, a seleção com previsão de 1.100 vagas ainda está na fase de escolha da banca organizadora.
De acordo com Diego Ribeiro, professor e coordenador de carreiras militares do Gran Concursos, os principais desafios para quem deseja ingressar na Polícia Penal incluem a exigência de conhecimento aprofundado em Direito Constitucional, Penal, Administrativo, Direitos Humanos e Execução Penal, além de disciplinas como Língua Portuguesa e Informática.
“As bancas cobram interpretação detalhada de textos normativos e jurisprudências”, diz Ribeiro.
No Espírito Santo, o comandante da PM anunciou um novo concurso com mil vagas para o cargo de soldado, com edital previsto ainda em 2025.
O concurso da PM em São Paulo, com 2.700 vagas para soldado, já está em fase avançada. As inscrições foram encerradas, e a prova será em 16 de fevereiro.
Minas Gerais anunciou um concurso para o quadro da PM no próximo ano, com oferta de 2.500 vagas.
Vandré Silvano, professor do Gran Concursos, destaca que um erro comum entre candidatos à PM é a falta de planejamento estratégico. Para otimizar a preparação, ele recomenda elaborar um cronograma de estudos claro, priorizando as matérias mais relevantes. Resolver questões da banca organizadora para se familiarizar com o estilo da prova é outro ponto crucial.
“Equilibrar preparação teórica e física, organizando o tempo para incluir treinos de resistência e força pode ser um diferencial na seleção”, afirma Silvano.
Para todos os casos, os especialistas recomendam atenção e foco nas disciplinas jurídicas, estudando doutrina e legislação e resolvendo questões da banca. Além disso, o treinamento para provas discursivas deve abarcar a escrita de redações ao menos três vezes por semana.
“É sempre indicado que o candidato faça simulações de prova oral, caso o cargo exija essa etapa”, conclui Leandro Figueiredo.
Em clima de euforia, Lady Gaga subiu ao palco por volta das 20h e levou os fãs que ocupavam as areias e ruas de Copacabana à loucura. Durante a passagem...
A Fifa pretende adotar uma nova diretriz para o uso do VAR já a partir do Mundial de Clubes de 2025. A entidade máxima do futebol mundial quer que o...
A Comissão de Coordenação Geral do órgão deu um parecer confirmando a realização do novo concurso TCU (Tribunal de Contas da União) para o cargo de técnico. De acordo com as últimas...
Uma bebê de um ano foi internada após apresentar sinais de possível intoxicação por haxixe, em Vila Velha, na Grande Vitória. A menina deu entrada no Pronto Atendimento da Glória, na...
A atriz mirim Millena Brandão, de 11 anos, teve a morte encefálica confirmada às 16h55 desta sexta-feira (2) pelo Hospital Geral de Grajaú, na Zona Sul de São Paulo, onde...
Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br