A Polícia Federal (PF) e o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) iniciaram nesta quinta-feira (9) uma operação, batizada de Operação Stop, contra supostas fraudes em contratos de transporte escolar de Campos.
Segundo o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco/MPRJ), entre os investigados estão servidores ligados à Secretaria Estadual de Educação, dois vereadores de Campos e empresários da cidade.
A PF e o MPRJ
Agentes saíram para cumprir 14 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 3ª Vara Criminal de Campos. Não há mandados de prisão.
A Justiça também determinou a suspensão de todos os contratos firmados pela Secretaria Estadual de Educação com 4 empresas. Uma nova licitação deverá ser feita. Até lá, firmas contratadas antes dessas 4 assumirão provisoriamente o serviço.
Os alvos são:
Em nota, a Secretaria Estadual de Educação (Seeduc) informou que " todos os recursos públicos destinados ao transporte escolar são descentralizados diretamente às unidades escolares que possuem autonomia para fazer a contratação das empresas que ofertam o serviço." Ainda de acordo com a pasta, " todo e qualquer pagamento de empresas envolvidas deverá ser suspenso."
A secretaria disse ainda que "determinou abertura de sindicância para apurar a conduta dos funcionários que serão afastados dos cargos" e que vai colaborar com "todas as informações necessárias para a investigação."
A Câmara de Vereadores de Campos divulgou uma nota sobre o caso:
"A Câmara Municipal de Campos confirma que houve busca e apreensão nos gabinetes dos vereadores Maicon Cruz e Marquinho da Transporte. A Câmara colaborou com os trabalhos da Polícia Federal e do Ministério Público".
O vereador Maicon Cruz, publicou um vídeo de pronunciamento nas redes sociais e afirmou que foi pego de surpresa e que não sabe ainda qual seu suposto envolvimento no caso.
"Assim que eu tiver acesso e souber do que se trata eu venho compartilhar com vocês. Eu estou a disposição das autoridades. O dia que eu for condenado por qualquer ilicitude, por menor que seja, eu tenho a vergonha na cara de renunciar a vida pública. Assim que a gente tiver acesso a todos os autos e documentos da operação eu venho aqui explanar tudo para vocês. Eu estou perdido ainda de como entrei nessa história toda".
O Detran RJ realiza em Campos dos Goytacazes, neste sábado (19/7), a primeira edição do programa Detran Presente, que levará aos moradores da cidade - e de municípios vizinhos -...
A Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos – CDL-, promoverá nesta sexta-feira (18) a partir das 15h, na rua João Pessoa com rua Treze de Maio, no Centro, mais uma...
Ao menos cinco pessoas, entre elas três estudantes universitários, morreram na colisão entre um ônibus, uma carreta e um micro-ônibus, na madrugada desta quarta-feira (16). O acidente ocorreu na rodovia...
Com recorde de doações desde a estreia do Programa de Voluntariado do Porto do Açu, o AbrAÇU alcançou mais de 2.600 peças de frio arrecadadas e encaminhadas para doação. Os...
A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) iniciou, nessa terça-feira (15), o processo para que os professores e pedagogos da rede municipal de ensino façam o requerimento do...
Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br