Quarta-feira, 14 de janeiro de 2026
Polícia

Polícia Civil estabelece regras para uso de reconhecimento facial

Por Verônica Mattos
14/01/2026 às 14h37

No ano passado, foi lançado o aplicativo iPol, utilizado por agentes para identificar suspeitos, com acesso a informações de mandados pendentes e antecedentes criminais. / Foto: Ilustração

Tecnologia aliada às leis. A Polícia Civil estabeleceu regras para o uso do reconhecimento facial. Entre as normas, estão o uso de equipamentos apenas por agentes autorizados e consultas apenas em bancos de dados integrados. Em caso de uso de imagens de redes sociais, ocorrerá apenas mediante análise da Inteligência da instituição.

As tecnologias poderão ser utilizadas durante operações e diligências e também no curso do inquérito. O reconhecimento facial tem se mostrado um importante aliado das investigações, e agora, com as regras, há muito mais garantias ao investigado, ao delegado de polícia, ao Ministério Público e ao próprio juiz na hora de decidir sobre uma prisão ou medida cautelar.

A Polícia Civil vem investindo forte nessa área. No ano passado, foi lançado o aplicativo iPol, utilizado por agentes para identificar suspeitos, com acesso a informações de mandados pendentes e antecedentes criminais.

Fonte: Ascom

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2025 Desenvolvimento Jean Moraes