Dia difícil para os receptadores de celulares. A Polícia Civil realiza, nesta quinta-feira (23/10), o "Dia D" da “Operação Rastreio”, a maior ofensiva do estado do Rio de Janeiro contra roubo, furto e receptação de celulares. Os agentes vão às ruas de todo o estado para capturar os envolvidos na cadeira criminosa, além de recuperar aparelhos produtos de crimes. Nas últimas 24 horas, já foram realizadas 225 prisões e 3.646 celulares foram apreendidos.
A segunda fase da Rastreio teve início nesta segunda, quando mais de 4.200 usuários dos celulares roubados ou furtados receberam intimação para a entrega dos dispositivos nas delegacias. Com isso, eles tiveram a oportunidade de evitar ser responsabilizados criminalmente. O prazo estipulado foi de 72 horas.
“O aparelho que está nas suas mãos pode ter custado uma vida. Foi para combater essa cadeia criminosa que nós criamos a Operação Rastreio, que deu resultados muito positivos em sua primeira etapa. Agora estamos intensificando os esforços para mostrar que não vale a pena utilizar um produto de crime", afirma o secretário de Polícia Civil, delegado Felipe Curi.
Desde a criação da “Operação Rastreio”, em maio, mais de 420 pessoas foram presas e 5.800 celulares foram apreendidos. Na convocação anterior, para 3 mil usuários, cerca de mil foram às unidades da Polícia Civil para devolver os dispositivos.
Uma coisa que chamou a atenção dos agentes foi a quantidade de pessoas capturadas com celulares produtos de crimes. Do total de presos anteriormente na operação, 360 foram pelo crime de receptação – ou seja, 85% dos detidos.
Todos os dispositivos recuperados passam por perícia. Como parte das investigações, os legítimos proprietários estão sendo identificados e terão seus bens restituídos. A "Operação Rastreio" é uma ação contínua da Polícia Civil que já resultou em mais de 2.800 aparelhos restituídos.
Um aliado muito importante nas diligências da “Rastreio” é o aplicativo Celular Seguro RJ, lançado pela Polícia Civil em julho deste ano. A ferramenta foi desenvolvida pelo Departamento Geral de Tecnologia da Informação e Telecomunicações (DGTIT) e permite ao cidadão guardar e consultar o IMEI – número de identificação único de cada aparelho telefônico –, em um só local, analisando se há restrições na base de dados da polícia e da Anatel. Com a inovação tecnológica, caso haja roubo ou furto do aparelho registrado, ficará mais fácil o bloqueio e restrição ao aparelho roubado. O app está disponível nas lojas online.
EQUIPES NAS RUAS
As equipes estão nas ruas desde as primeiras horas do dia. Ainda na madrugada, agentes da 1ª DP (Praça Mauá) prenderam cinco pessoas em flagrante, nas proximidades do Mercado Popular da Uruguaiana, no Centro do Rio. Os agentes monitoravam criminosos que teriam subtraído celulares em aglomerações de torcedores que acompanhavam o jogo entre Flamengo e Racing. Os criminosos pretendiam revender os dispositivos furtados. Com eles, foram apreendidos celulares e mais de R$ 3 mil em espécie.
Na Baixada Fluminense, a 52ª DP (Nova Iguaçu) apreendeu 202 celulares em um estabelecimento comercial. Os agentes verificaram que não havia qualquer nota fiscal de compra ou venda dos aparelhos, em desacordo com as normas legais. Os dispositivos estão sendo analisados.
Na mesma região, os policiais da 59ª DP (Duque de Caxias) fiscalizaram lojas e pontos de venda e encontraram 95 telefones, além de diversas peças sem procedência, utilizadas para consertos. Uma pessoa foi presa em flagrante.
Agora é para valer: o feriado de Corpus Christi entra no calendário oficial do Estado do Rio. O Diário Oficial publicou, nesta quinta-feira, a lei que criou a data, sancionada...
Um homem de 44 anos foi preso, nesta quarta-feira, em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, suspeito de estuprar uma idosa, de 83. Contra ele foi cumprido um mandado...
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou, nesta quinta-feira (23), o Cartão de Confirmação de Inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. Nele, é...
A Enel Distribuição Rio esclareceu as dúvidas de consumidores que receberam duas contas de energia no mesmo mês. Segundo a empresa, a situação ocorreu devido a um ajuste técnico no...
A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) analisa um projeto de lei que cria a Política Estadual de Formação e Incentivo de Bons Influenciadores Digitais. A proposta, apresentada pelo...
Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br