Sábado, 20 de abril de 2024

Policiais militares realizam ações conjuntas de orientação ao combate do coronavírus

27/03/2020 às 18h29

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Além das ações de orientação também seguem combatendo a criminalidade. / Foto: Ururau

Os militares estão acostumados a arriscar as próprias vidas diariamente para servir e proteger a população, mas agora também atuam para auxiliar com ações de combate ao coronavírus. Além dos coletes balísticos, armas, algemas e munições, eles possuem outros itens de armamento, tais como máscaras, luvas, frascos de álcool gel e até óculos escuros.

E no 8º Batalhão de Polícia Militar em Campos não seria diferente, os policiais estão nas ruas para orientar os cidadãos sobre medidas que devem ser seguidas, como em barreiras de fiscalização nas ruas, praias e comércios que devem permanecer fechados, ajudando e orientando a população.

Além dos efeitos sonoros para que as pessoas não fiquem nas ruas, a partir da próxima semana eles estarão monitorando com outras instituições a medida do decreto do município, onde os comércios devem permanecer fechados, caso não seja cumprido, os agentes podem conduzir o cidadão até a delegacia, onde poderão ser autuados e detidos.

De acordo com o comandante do 8ºBPM, Luiz Henrique Monteiro, os policiais estão adotando medidas de precauções “A tropa está consciente, logicamente que sabemos que um determinado momento pode acontecer a contaminação, mas isso é enquanto ser humano, na Polícia Militar estamos focado nas nossas missões e sabemos da importância delas. Assim como os médicos, a PM está na rua para evitar o caos social, o crime acaba se modificando até pelas ausências de pessoas na rua e estamos focados para cumprir nossa missão”, declarou o comandante Luis Henrique.

Cuidados

Os policiais militares estão sendo orientados diariamente para manter as janelas das unidades e viaturas sempre abertas, limpar equipamentos e pontos de contato da viatura, evitar aproximação e cumprimentar através da continência, manter quando possível a distância de mais de um metro nos atendimentos de ocorrência, além da principal recomendação de lavar e higienizar as mãos com frequência. Materiais como luvas, máscaras e álcool em gel estão sendo adquiridos para utilização do efetivo.

Os policiais também foram instruídos para que avisem aos seus superiores hierárquicos caso apresentem sintomas da doença. As unidades de saúde da Corporação seguem atendendo o público interno (policiais militares da ativa, da reserva e seus respectivos dependentes). 

O policiamento ostensivo segue atuando nas ruas de diversos municípios do Estado do Rio. O efetivo empregado diariamente nas atividades administrativas foi reduzido.  A Secretaria de Estado de Polícia Militar tem realizado, por meio da Diretoria Geral de Saúde (DGS) da Corporação, campanhas internas de conscientização a respeito do novo coronavírus.

Todos os dias sobem os números de mortes e casos suspeitos do coronavírus em diversos locais do mundo, além dos agentes de saúde, outros profissionais de diversos setores, os agentes de segurança também estão na linha de frente na prevenção ao novo coronavírus. No Rio de Janeiro a Secretaria de Estado de Saúde informou que registra, até esta sexta-feira (27/03), 493 casos confirmados e 10 óbitos por coronavírus (Covid-19) no estado.

Fonte: Ururau

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes