O Projeto de Cinoterapia foi lançado nesta terça-feira (12), no 32º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em parceria com o Batalhão de Ação com Cães (BAC) e a Ong CEPS. A solenidade contou com a presença do prefeito de Macaé, Welberth Rezende.
O comandante do 32º BPM, Coronel Olavo Ramos, destacou a importância da parceria entre a Universidade Estácio de Sá, BAC e a Ong Centro de Estimulação Precoce Juan Gabriel (CEPS), que funciona no município há cinco anos.
“O objetivo da polícia é proporcionar o bem-estar, além da segurança pública, contribuindo para uma sociedade mais inclusiva. A Cinoterapia tem o intuito de trabalhar o afeto e acolhimento com cães e ainda trabalhar o cognitivo das crianças”, explicou.
O prefeito Welberth Rezende agradeceu a todos, principalmente o empenho dos policiais.
“Conquistamos índices satisfatórios na área de segurança pública no município e isso graças a ações integradas. Gostaria de destacar também a atuação do BAC, da Estácio de Sá e da Ong CEPS, por esse trabalho social e o compromisso com a sociedade”, disse.
O comandante do BAC Macaé, Capitão Renato Vidal, informou que o Projeto de Cinoterapia funcionará dentro do 32º BPM, toda quarta-feira, no período da tarde. Elas serão atendidas por psicólogo e fisioterapeuta.
“As crianças terão o cão terapeuta Milk, de três anos de idade, que foi especialmente treinado e preparado para trabalhar com as crianças. Além de atender aos assistidos pela Ong CEPS, os filhos dos policiais também poderão participar do projeto”, informou.
Vidal acrescentou ainda que a cinoterapia (terapia com cães) para crianças com transtorno do espectro autista é um projeto social que aproxima a PMERJ da população e auxilia no tratamento dessas crianças, além de apresentar o cão como um instrumento terapêutico.
Durante a solenidade, o comandante do BAC do Rio de Janeiro, Tenente Coronel Luciano Barbosa, do BAC Macaé, Capitão Renato Vidal e a Tenente Veterinária, Vivian, além de pessoas da sociedade foram homenageadas. Compareceu ainda à solenidade, o secretário de Segurança Pública de Macaé, Tales Borges.
Ong CEPS- A presidente da Ong CEPS, Marina Frouche, explica que a instituição é de utilidade pública municipal e estadual e realiza atendimento a todos os tipos de transtornos, no entanto, 99% dos assistidos possuem Transtorno do Espectro Autista (TEA). O atendimento é realizado por uma equipe multidisciplinar com psicólogo, nutricionista, fisioterapeutas e médico.
“A Cinoterapia será essencial para o desenvolvimento sensorial dessas crianças”, enfatizou. Ela acrescentou que a Ong funciona de segunda a sexta, na Rua J Koop, 133, Centro, e às vezes realiza atividades extras aos finais de semana.
Atualmente são 54 voluntários e mais informações poderão ser obtidas por meio do Instagram: @ongautismo.com.
O que é Cinoterapia- A Cinoterapia consiste na utilização de cachorros em processos terapêuticos. O termo “cino” vem do grego e significa cachorro. Logo, Cinoterapia significa terapia com cães, em que esses animais auxiliam alguns tipos de tratamentos humanos.
O debate sobre o uso das redes sociais por crianças e a circulação de conteúdos que exploram a imagem de menores de idade ganharam enorme repercussão nos últimos dias após...
A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana está convocando os candidatos aprovados no concurso público para o cargo de Guarda Civil Municipal, para realização do exame psicotécnico, que será realizado...
O filho de um magnata do boliche na Virgínia (EUA) está no centro de um escândalo familiar digno de novela. Peter Goodwin, de 40 anos, filho do bilionário William Goodwin,...
Estão abertas as inscrições para o concurso de professor titular na área de Ciências Sociais, Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Humanas do Laboratório de Estudos do Espaço Antrópico do Centro...
O Projeto de Cinoterapia foi lançado nesta terça-feira (12), no 32º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em parceria com o Batalhão de Ação com Cães (BAC) e a Ong CEPS....
Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br