Segunda-feira, 19 de maio de 2025

Saiba quem é Fernando Marujo, criminoso mais procurado do ES preso nesta sexta

Marujo era o primeiro da lista dos criminosos mais procurados do Espírito Santo e tem extensa ficha criminal; ele responde por homicídio, tráfico, associação criminosa e corrupção de menores. Ele foi preso na manhã de sexta-feira (8)

09/03/2024 às 09h53 Igor Azeredo

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Marujo era o primeiro da lista dos criminosos mais procurados do Espírito Santo e tem extensa ficha criminal; ele responde por homicídio, tráfico, associação criminosa e corrupção de menores. Ele foi preso na manhã de sexta-feira (8) / Foto: Reprodução

O traficante Fernando Moraes Pereira Pimenta, conhecido como Marujo tem 31 anos e era apontado pela polícia como o primeiro da lista dos criminosos mais procurados do Espírito Santo. Chefe do tráfico de drogas e membro de uma facção criminosa, Marujo foi preso na manhã desta sexta-feira (8) durante uma operação policial em Vitória.

De acordo com a Polícia Civil, Marujo comandava os bairros da Penha e Bonfim, ambos em Vitória. Ele responde diretamente à cúpula da liderança do Primeiro Comando de Vitória (PCV), facção que comanda a região e se estende a vários bairros – não só da Grande Vitória como do interior do estado também.

Ficha criminal extensa

Marujo é considerado um dos possíveis mandantes dos ataques a ônibus na Grande Vitória, no dia 11 de outubro de 2022. No episódio, sete ônibus foram atacados, sendo seis queimados e um alvejado.

A então motivação dos ataques seria a morte de Jhonatan Cândito, de 26 anos, apontado pela polícia como o segurança de Marujo.

Na época, a Polícia Civil informou que Marujo teria aproveitado o caos provocado pelos ataques na Grande Vitória para fugir para o Rio de Janeiro.

Um relatório da Polícia Civil, produzido a partir da quebra do sigilo telemático de Marujo, revelou que o traficante é o segundo na hierarquia da organização criminosa estabelecida no Bairro da Penha.

Segundo o documento, o chefe do grupo é Carlos Alberto Furtado da Silva, conhecido como "Beto", que está preso.

Os dois trocavam mensagem através de cartas entregues por advogados de Beto em visitas ao presídio.

Em uma das conversas entre os traficantes detalhadas no documento, Marujo enviou a Beto uma mensagem pedindo para se esconder no Rio de Janeiro.

Marujo disse a Beto que 'a polícia está sufocando' e 'chegando perto cada vez mais', por isso ele queria passar um tempo no Rio de Janeiro para 'a poeira abaixar'.

De acordo com o Conselho Nacional de Justiça, Marujo tem vários mandados de prisão em aberto, desde 2017. Ele responde por crimes como: homicídio qualificado, tráfico de drogas, associação ao tráfico, organização criminosa e corrupção de menores.

O criminoso também é apontado como responsável por diversos conflitos armados e ataques à polícia e ao patrimônio público. Marujo já foi alvo de inúmeras operações no Espírito Santo e no Rio de Janeiro, onde segundo a polícia ele se escondeu por um longo período.

Marujo deu entrada no sistema prisional em janeiro de 2014 por registro, posse e comercialização de armas de fogo e munição e solto por meio de alvará expedido pela Justiça em março do mesmo ano.

Fonte: g1

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes