Quinta-feira, 02 de outubro de 2025

Caminhão com mais de 2 mil explosivos irregulares é apreendido em Campos dos Goytacazes

Explosivos eram transportados sem documentação em caminhão de cargas

30/09/2025 às 08h10 Redação Ururau

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Carga irregular com mais de 2 mil explosivos foi apreendida em Campos / Foto: Divulgação

Um caminhão carregado com chapas de granito e mais de duas mil unidades de explosivos transportados de forma irregular foi interceptado neste fim de semana em Campos dos Goytacazes, durante a Operação Foco, ação conjunta do Governo do Estado que reúne forças de fiscalização civil e militar.

A abordagem ocorreu no posto fiscal de Mato Verde, no Norte Fluminense, após agentes identificarem inconsistências nas notas fiscais apresentadas pelo motorista. Durante a vistoria, foram encontradas 30 caixas de explosivos do tipo CA IV L, 22 caixas do tipo CA III, 11 caixas de conectores Thermistor e três rolos de fios diamantados, todos materiais de alto poder destrutivo normalmente utilizados em mineração e detonações controladas.

Segundo os agentes, a carga totalizava 2.040 unidades de explosivos e estava sendo transportada sem a documentação obrigatória. O motorista afirmou não ter conhecimento do conteúdo irregular e disse ter saído do Espírito Santo com destino a Santa Catarina. Apesar da gravidade da ocorrência, ele foi ouvido na 146ª Delegacia de Polícia de Guarus, em Campos, e liberado após prestar depoimento.

A ocorrência foi registrada com base no Artigo 56 da Lei nº 9.605/98, que prevê punições para transporte e armazenamento ilegal de substâncias perigosas. O caminhão e a carga foram apreendidos.

O subsecretário especial de Controle de Divisas, João Valentim Neto, ressaltou a importância das operações conjuntas para impedir o comércio clandestino desses materiais.

“O transporte de explosivos sem a devida documentação representa um grave risco à segurança pública e à integridade das equipes e da população. Essa atuação integrada é fundamental para garantir o cumprimento da legislação e reduzir práticas ilegais”, afirmou.

A Operação Foco tem como objetivo fiscalizar cargas de alto risco, coibir irregularidades e aumentar a segurança nas rodovias que cortam o estado.

Fonte: Extra

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes