Sexta-feira, 09 de maio de 2025

PDT na Câmara rompe com base do governo Lula após saída de Lupi da Previdência

07/05/2025 às 09h05 Redação Ururau

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, declarou que respeita a decisão da bancada do PDT na Câmara e que continuará dialogando com o partido, contando com seu apoio nas matérias de interesse do país. / Foto: Reprodução

O líder do PDT na Câmara dos Deputados, Mário Heringer (MG), anunciou nesta terça-feira, 6 de maio de 2025, que a bancada do partido deixará de integrar a base aliada do governo Lula. A decisão ocorre quatro dias após a saída de Carlos Lupi do comando do Ministério da Previdência Social, em meio a investigações sobre fraudes milionárias no INSS.

Em coletiva de imprensa, Heringer afirmou que a bancada adotará uma postura de independência, destacando que a crise com o governo já se arrastava há algum tempo e que o episódio envolvendo o INSS foi o "pingo de água" que faltava para o copo transbordar. Ele também indicou que os deputados do PDT estão autorizados a apoiar a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as fraudes no INSS, desde que o escopo inclua o período a partir de 2019, abrangendo também gestões anteriores.

Apesar do rompimento na Câmara, os senadores do PDT — Ana Paula Lobato, Leila Barros e Weverton Rocha — reafirmaram seu apoio ao governo Lula no Senado, ressaltando a afinidade com as pautas do Executivo e o compromisso com os ideais trabalhistas.

A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, declarou que respeita a decisão da bancada do PDT na Câmara e que continuará dialogando com o partido, contando com seu apoio nas matérias de interesse do país.

A saída do PDT da base governista na Câmara representa um desafio para o governo Lula, que precisará negociar com uma bancada a menos em votações importantes. No entanto, a manutenção do apoio no Senado pode mitigar os impactos dessa decisão.

Fonte: Agência Brasil

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes