Domingo, 01 de fevereiro de 2026
Política

São João da Barra: novo juiz na cidade assumirá caso de acidente que vitimou casal

Magistrado chega em meio a investigação cercada de controvérsias

Por Fabrício Freitas
01/02/2026 às 13h28

Novo juiz assume a 2ª Vara em meio a caso que mobiliza São João da Barra / Foto: Montagem Ururau

Assumirá amanhã, dia 02 de fevereiro, a 2ª Vara de São João da Barra o juiz Vinicius dos Angeles Nascimento. O novo magistrado nasceu na cidade de Eunápolis, no estado da Bahia, e foi aprovado no último concurso da magistratura do Estado do Rio de Janeiro.

O intricado caso a ser presidido envolve um acidente ocorrido na conhecida curva de Grussaí, na BR-356, no trecho que liga São João da Barra a Campos dos Goytacazes, no dia 28 de janeiro. Existem algumas dúvidas quanto ao próprio recolhimento dos restos mortais das vítimas fatais. O episódio teria gerado grande revolta entre os familiares, inclusive com a interdição da rodovia BR-356, em razão da forma considerada precária do atendimento prestado por setores da segurança pública da cidade à família das vítimas.

O caso ganha contornos ainda mais complexos pelo fato de o médico atropelador, dr. Sandiano Brum Mello, condutor do veículo, atuar como médico na unidade de saúde local de São João da Barra, onde teria sido atendido e, injustificadamente, não teria comparecido à autoridade policial local.

Também vem gerando grande especulação o fato da retirada do médico envolvido por um colega de profissão, o dr. Jamil Queiroz, homem forte na medicina local, neto do ex-prefeito Ernesto Ribeiro Barreto e filho da médica Ana Maria Barreto Queiroz, ex-secretária de Saúde do município de São Francisco de Itabapoana no governo Barbosa Lemos.

Acresce ainda que o médico, segundo fontes, teria vinculo familiar, além de aliado forte na política Sanjoanense da ex-prefeita Carla Machado, amiga íntima da atual prefeita Carla Caputi, apontada por interlocutores como quem realmente ainda manda na cidade. Machado é atualmente deputada estadual pelo PT, mas não obedeceria a qualquer norma do partido, mesmo assim ainda não tendo sido expulsa.

Carla tem grande força política na área de segurança do estado, o que aumenta a insegurança da família das vítimas quanto à apuração do caso. Não se faz aqui qualquer juízo de valor sobre a investigação, como, por exemplo, se houve recolhimento de material biológico do médico motorista. 

Segundo informações recebidas, profissionais de saúde do município, tanto da UPA quanto da Santa Casa, teriam sido proibidos de tratar publicamente do assunto ou de relatar o que teria ocorrido no dia do acidente.

É considerado estranho o fato de a cidade de São João da Barra ter permanecido sem juiz titular desde agosto de 2025. Agora, um juiz de fora assume a responsabilidade de conduzir o caso.

Vídeo contextualiza vínculos políticos

Um vídeo antigo que circula na internet mostra o médico Dr. Sandiano Brum Mello declarando publicamente seus vínculos políticos em São João da Barra. Na gravação, ele se apresenta como médico concursado do município desde 2002 e afirma integrar, desde a primeira eleição, o grupo político da então prefeita Carla Machado. No mesmo vídeo, relata ter participado da fundação do serviço de resgate municipal ao lado da ex-prefeita.

Ainda na gravação, Dr. Sandiano aparece ao lado do primo, o médico Dr. Jamil Queiroz, então candidato a vereador, declarando apoio político incondicional e pedindo votos. Ele destaca a importância de um médico ocupar uma cadeira na Câmara Municipal, afirma que acompanharia de perto a atuação do primo e ressalta a ligação familiar e histórica de Jamil com o município. O vídeo é anterior ao acidente e vem sendo utilizado para contextualizar os vínculos políticos e pessoais citados ao longo da apuração.

Fonte: Por Fabricio Freitas

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2025 Desenvolvimento Jean Moraes