Quinta-feira, 08 de maio de 2025

Vereadores aprovam projeto para criar Dia da Cegonha Reborn

08/05/2025 às 12h36 Redação Ururau

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
4 de setembro entra para o calendário oficial em homenagem às artesãs e às mamães de bebês reborn. / Foto: Reprodução

O Rio de Janeiro vai ganhar uma nova data comemorativa marcada por afeto, sensibilidade e superação. A Câmara Municipal aprovou, em segunda discussão, o Projeto de Lei nº 1892/2023, que institui oficialmente o Dia da Cegonha Reborn, a ser celebrado anualmente em 4 de setembro.

De autoria do vereador Vitor Hugo (MDB), a proposta presta homenagem às chamadas cegonhas reborn, artesãs que dedicam seu talento à confecção manual de bebês hiper-realistas — os chamados bebês reborn. Muito além do universo do colecionismo, essas criações têm transformado vidas ao redor do país.

Os bebês reborn são utilizados como instrumentos de acolhimento emocional, especialmente por mulheres que enfrentam o luto, depressão pós-parto, infertilidade ou desafios ligados à maternidade. Para muitas dessas mães simbólicas, o processo de gestação afetiva com o boneco representa uma forma de cura, ressignificação e reencontro com o amor.

Segundo o vereador Vitor Hugo, a inspiração para o projeto nasceu do contato direto com um grupo de mulheres que compartilhou suas histórias e revelou como a arte reborn se tornou um caminho de superação. “São mães de coração, que recebem seus filhos das mãos das cegonhas com o mesmo amor e emoção”, destacou.

A escolha do dia 4 de setembro faz referência a um encontro realizado em 2022 por um coletivo de mulheres ligadas à Instituição Cegonha Reborn, na Estrada do Portela, na Zona Norte da cidade. Na ocasião, elas deram início ao movimento em defesa do reconhecimento da atividade.

O projeto aprovado não cria feriado, mas sim uma data comemorativa no calendário oficial do município, voltada à valorização das artesãs, das famílias simbólicas e de toda a rede de apoio e afeto que envolve o universo reborn. Agora, a iniciativa aguarda sanção do prefeito Eduardo Paes.

Mais do que um dia de celebração, o Dia da Cegonha Reborn surge como um gesto de respeito e empatia com milhares de mulheres que encontraram, nos braços de um boneco, a chance de reconstruir sonhos e sentimentos.

Fonte: Ururau

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes