Terça-feira, 23 de abril de 2024

Argentina diz que eliminou grande parte da nuvem de gafanhotos que está perto do Brasil

28/07/2020 às 11h29 Redação

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Há uma segunda nuvem na província Del Chaco, na Argentina, a 600 quilômetros do Brasil / Foto: Reprodução

O governo argentino anunciou que conseguiu eliminar uma parte da nuvem de gafanhotos que está perto da fronteira com o Brasil.

Dos 400 milhões de gafanhotos restaram cerca de 50 milhões, segundo estimativas das autoridades argentinas. O que sobrou da nuvem permanece nas matas de eucaliptos e nos pomares de laranja na região de Entre Rios, a 98 km da fronteira com o Brasil.

Esses gafanhotos da espécie sul-americano se alimentam de vegetais. São tantos insetos que chegam a dobrar os galhos de árvores.

Produtores rurais ajudaram o governo argentino no combate. Aviões agrícolas lançaram produtos químicos, e agricultores usaram tratores para aplicar inseticidas nos pomares. A previsão é acabar completamente com a praga até o fim desta semana.

“Eles tiveram, vamos dizer assim, a sorte encontrar os insetos em uma posição que possibilitou o ataque. Eles puderam fazer a aplicação. Tudo deu certo e os agricultores auxiliaram muito”, explica Juliano Ritter, fiscal agropecuário/RS.

A notícia que vem da Argentina traz um pouco de tranquilidade para os agricultores brasileiros, mas as autoridades permanecem em alerta.

Há uma segunda nuvem na província Del Chaco, na Argentina, a 600 quilômetros do Brasil que pode ter o dobro de tamanho da primeira com 800 milhões de insetos.

“A nuvem pode se deslocar a 100 quilômetros por dia, como essa primeira nuvem deslocou. Então, cinco dias de vento favorável, elas podem se deslocar 500 quilômetros o que deixaria ao lado do Rio Grande do Sul novamente”, diz o fiscal agropecuário.

 

Fonte: G1

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes