A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) entregou nesta quinta-feira (24) 53 toneladas de arroz agroecológico destinado a ações de alimentação gratuita para a população em situação de vulnerabilidade e insegurança alimentar, em São Cristóvão, na região metropolitana de Aracaju, em Sergipe.
O grão é produzido por famílias quilombolas e da agricultura familiar do estado, por meio do Programa Arroz da Gente, que é coordenado pela Conab.
Segundo a Conab, foram destinados R$ 870 mil para aquisição do alimento. O arroz, longo fino tipo 1, foi entregue para a Cozinha Solidária Danielle Bispo, que distribui gratuitamente para a população do município há três anos. O espaço é uma iniciativa do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST).
A companhia informou ainda que essa foi a maior entrega do Arroz da Gente, programa do governo federal voltado para ampliar e diversificar a produção de arroz no país, com foco em povos e comunidades tradicionais, indígenas, assentamentos da reforma agrária e agricultura familiar. No final do ano passado, a Conab entregou 32 toneladas para o Programa Bahia Sem Fome.
Quilombolas
Das 53 toneladas entregues nesta quinta-feira, 35 toneladas foram produzidas por 47 famílias quilombolas, da Comunidade Tradicional de Resina, localizada no município de Brejo Grande, em Sergipe.
Famílias da agricultura familiar, vinculadas à Associação dos Pequenos Agricultores do Estado de Sergipe (Apaese), situada no município de Monte Alegre de Sergipe, produziram as outras 18 toneladas de arroz.
A companhia informou ainda que apoia a comercialização de um total de 128 toneladas de arroz produzidas pela Apaese e pela Comunidade Tradicional de Resina. O alimento adquirido por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é destinado ao atendimento de 31 organizações que atuam no atendimento a famílias em situação de insegurança alimentar e nutricional.
Programa Cozinha Solidária
No total, serão investidos R$ 11 milhões no programa Arroz da Gente, voltado para atender 40 mil famílias, em 257 municípios e 16 estados: Maranhão, Piauí, Ceará, Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe, Paraíba, Minas Gerais, Bahia, Tocantins, Goiás, Mato Grosso, Pará, Rondônia e Roraima.
A meta, segundo a Conab, é aumentar a produção de arroz nos 16 estados levantados, que atualmente é de 8 mil toneladas, para 50 mil toneladas de arroz.
Atualmente, o Programa Cozinha Solidária conta com 892 cozinhas solidárias habilitadas pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), em todo o país. Além do apoio ao funcionamento das unidades, são oferecidas refeições às populações em vulnerabilidade social, insegurança alimentar, além da formação de colaboradores.
Você acreditaria se eu lhe dissesse que ficar solteiro ou terminar o casamento pode reduzir as chances de desenvolver demência? Um novo estudo conduzido por pesquisadores da Universidade Estadual da Flórida...
Já estão abertas as inscrições para as Paralimpíadas Escolares 2025, a maior competição estudantil paralímpica do estado. A novidade deste ano é histórica: pela primeira vez, as etapas seletivas acontecerão...
A CBF se manifestou na noite desta terça-feira a respeito do novo uniforme reserva que a Seleção utilizará a partir de 2026. De acordo com a entidade, imagens de uma...
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara rejeitou nesta terça-feira (29), por 44 votos a 22, um recurso que tentava impedir o avanço do processo de cassação do deputado Glauber Braga (PSOL-RJ). A rejeição do recurso levará o...
Uma reviravolta na novela em torno do novo treinador da seleção brasileira. É o que apontam os jornais espanhóis nesta terça-feira. De acordo com os diários Marca e AS, Carlo...
Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br