Árvores fixadoras de nitrogênio fazem floresta crescer

Facebook Whatsapp Twitter
Domingo, 23 de fevereiro de 2020
Anuncie no Ururau | Contato
Logo

Rural

Árvores fixadoras de nitrogênio fazem floresta crescer

Facebook Whatsapp Twitter

14/02/2020 às 11h31 Naíza de Souza (Estagiária)

As florestas tropicais são aliadas na luta contra as mudanças climáticas.

Compartilhe essa notícia!

Facebook Whatsapp Twitter

As árvores que fixam o nitrogênio ajudam as florestas tropicais a crescerem mais rápido e armazenam mais carbono, segundo uma nova pesquisa publicada na  Nature Communications. Pesquisas que utilizaram dados de florestas tropicais no Panamá podem orientar o trabalho de reflorestamento tropical para otimizar a absorção de carbono. 

As florestas tropicais são aliadas na luta contra as mudanças climáticas. As árvores em crescimento absorvem as emissões de carbono e as armazenam como biomassa lenhosa. Como resultado, o reflorestamento de terras antes desmatadas para exploração madeireira, mineração e agricultura é considerado uma ferramenta poderosa para bloquear grandes quantidades de emissões de carbono nos trópicos da América do Sul. 

O estudo modelou como a mistura de espécies de árvores que crescem em uma floresta tropical após uma perturbação, como a exploração madeireira, pode afetar a capacidade da floresta de sequestrar carbono. A equipe descobriu que a presença de árvores que fixam nitrogênio pode dobrar a quantidade de carbono que uma floresta armazena em seus primeiros 30 anos de regeneração. Na maturidade, as florestas com fixação de nitrogênio capturaram 10% mais carbono do que as florestas que não capturam. 

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

Sarah Batterman, pesquisadora do Instituto Cary de Estudos sobre Ecossistemas e coautora do artigo, explica que os pesquisadores “querem usar este trabalho para orientar o reflorestamento tropical para otimizar a absorção e resistência de carbono. Isso requer a compreensão de qual mistura de árvores é necessária para maximizar o tempo de armazenamento de carbono a longo prazo e, ao mesmo tempo, apoiar as condições climáticas futuras. Nossas descobertas sugerem que as árvores que fixam nitrogênio são um ingrediente chave na receita de reflorestamento”. 

 

Fonte: Agrolink

NOVIDADE!

Clique aqui e acesse o mais novo canal de Podcasts do Portal Ururau. Política, Economia, Esportes, Games, Inovação e muito mais você encontra no Ururau Podcast.

Estamos no Spotify, Apple Podcast, Google Podcast e Deezer. Assine já!



Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: parceria@ururau.com.br
Logo
Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008 - 2016 Desenhado e programado por Jean Moraes

Poxa! Você usa bloqueadores de anúncios :(

Produzir matérias com qualidade demanda uma equipe competente e comprometida com o bom jornalismo. A publicidade é o único meio de viabilizar e manter nossos serviços ofertados gratuitamente aos nossos leitores. Colabore conosco adicionando o https://www.ururau.com.br como exceção de sites permitidos.

Clique aqui e saiba como adicionar o Ururau como site permitido!

Já fiz isso Fechar aviso