Segunda-feira, 19 de maio de 2025

Café conilon: preço em alta e safra recorde animam produtores para início da colheita

18/05/2025 às 16h14 Redação

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
olheita começou oficialmente nesta semana no Espírito Santo, maior produtor nacional. / Foto: Reprodução/ TV Gazeta

A colheita do café conilon começou oficialmente nesta semana levando otimismo às lavouras do Espírito Santo, o maior produtor nacional. A alta dos preços e a expectativa de uma safra recorde são motivo de animação para os produtores.

É o caso de Edson Costalonga Filho, produtor rural da região de Timbuí, em Fundão, na Região Metropolitana de Vitória. Nos últimos anos, por conta das temperaturas elevadas, ele registrou perda significativa na produção. Apesar disso, a expectativa é de que, nesta safra, esse cenário melhore.

"Com certeza é um dos melhores anos, principalmente com relação ao preço. A gente também deu sorte de o clima ajudar muito. A diferença para este ano é que choveu bastante. O clima foi muito favorável desde o 'pegamento' de florada", afirmou.

Café conilon em alta

Em 2025, a cotação da saca do café conilon atingiu um recorde histórico, ultrapassando R$ 2 mil por quatro meses. Atualmente, a saca de 60 quilos é vendida a aproximadamente R$ 1.500, um valor ainda considerado atrativo.

Para o secretário de Agricultura do Espírito Santo, Enio Bergoli, essa arrecadação deve ser utilizada para modernizar a produção e aumentar os rendimentos nos próximos anos.

“Os produtores devem aproveitar este momento de preços razoáveis, de rentabilidade, para renovar as suas lavouras, em novas bases tecnológicas, mais produtivas, reformar os sistemas de irrigação, que sejam mais econômicos, utilizando menos água e energia”, explicou Bergoli.

Esses investimentos vão tornar o parque cafeeiro cada vez mais competitivo. "Está na hora de renovar as lavouras velhas, porque em algum momento os preços vão se acomodar um pouco e a gente tem que fazer o dever de casa, utilizando parte dessa rentabilidade para a renovação dos cultivos e na tecnificação das lavouras. Fazendo isso, lá na frente a gente vai suportar preços mais baixos e, ainda assim, ter mais rentabilidade na nossa cafeicultura", completou.

Oportunidade para o mercado capixaba

O Brasil é o segundo maior exportador de café conilon do mundo. Somente o Espírito Santo corresponde por 70% da exportação nacional.

Com a taxação global sobre produtos importados anunciada pelo governo dos Estados Unidos, o receio era o encarecimento e a redução do volume de exportações brasileiras. Na prática, o movimento foi contrário, porque outros países com forte produção de conilon foram taxados de forma severa.

Diante disso, o Brasil e o Espírito Santo ganharam mais espaço no mercado e os produtores aproveitaram o momento.

"Alguns desses exportadores trouxeram clientes de fora, que nunca compraram do Brasil, como Indonésia e Espanha. E eles estiveram aqui visitando a gente, visitando não só as nossas 

Fonte: G1 ES

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes