Sexta-feira, 09 de maio de 2025

Cidennf e Universidades fazem acordo para valorização do setor agrícola do Norte/Noroeste

Ato será realizado em um evento no dia 14 de abril, às 14h, no Centro de Convenções Oscar Niemeyer da Universidade Estadual do Norte Fluminense

09/04/2025 às 17h21 Girlane Rodrigues

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Ato será realizado em um evento no dia 14 de abril, às 14h, no Centro de Convenções Oscar Niemeyer da Universidade Estadual do Norte Fluminense

O Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf) e o Fórum de Reitores das Instituições Públicas de Ensino do Estado do Rio de Janeiro (FRIPERJ) assinam um acordo de cooperação técnica e do plano de trabalho para políticas relacionadas ao uso do solo no setor agrícola Norte e Noroeste Fluminense. O ato será realizado em um evento no dia 14 de abril, às 14h, no Centro de Convenções Oscar Niemeyer da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf).

O presidente do Cidennf e prefeito de Italva, Léo Pelanca, será um dos membros da mesa de debates da reunião, ao lado do reitor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Roberto Rodrigues; da reitora da Uenf, Rosana Rodrigues; do reitor do Instituto Federal Fluminense de Educação, Ciência e Tecnologia (IFF), Victor Saraiva; do superintendente Federal do Desenvolvimento Agrário do Rio de Janeiro, Victor Tinoco; do secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Flavio Ferreira.

"Os municípios do Cidennf estão em regiões onde a Agricultura ocupa uma fatia grande no desenvolvimento econômico. Muitas famílias vivem dessa atividade, o que ressalta a importância dessa parceria com as universidades. Vamos trabalhar no apoio aos agricultores e também na formação de novos profissionais para atuar no setor", disse Léo Pelanca, presidente do Cidennf.

O acordo tem duração de cinco anos e visa à realização de atividades acadêmicas nas áreas de ensino, pesquisa, extensão, inovação, artes e cultura, que contribuam para o desenvolvimento das regiões do Norte e Noroeste Fluminense e para o fortalecimento das instituições de ensino superior do Estado do Rio de Janeiro. As partes deverão elaborar, em conjunto, um plano de trabalho detalhado, com definição de atividades, cronograma, recursos necessários e responsáveis.

Com isso, um dos objetivos é a retomada dos serviços no laboratório de análises químicas e físicas, com ênfase na formação de profissionais por meio de estágios e bolsas de estudo ofertadas a estudantes do IFF, da UENF e da Escola Agrícola Antonio Sarlo, e na assistência técnica a pequenas propriedades agrícolas, com a colaboração do programa de residência em agronomia da UENF.

Fonte: Ascom

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes