Segunda-feira, 06 de outubro de 2025

Com investimento de R$ 15 milhões, Campos receberá a primeira usina agro-solar do Sudeste

Usina agro-solar pioneira será em Campos

04/10/2025 às 09h38 Redação Ururau

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Inovação e sustentabilidade marcam novo projeto no Norte Fluminense / Foto: Divulgação

O Norte Fluminense está prestes a se tornar vitrine de uma revolução verde. Com investimento de R$ 15 milhões, o Estado do Rio de Janeiro dará um passo inédito na integração entre energia limpa e agricultura com a primeira usina agro-solar da Região Sudeste, que será instalada na Escola Técnica Agrícola Antônio Sarlo, em Campos dos Goytacazes.

O anúncio foi feito durante a Rio+Agro, no Riocentro, marcando a assinatura de uma parceria entre a GNA (Gás Natural Açu), a empresa alemã SUNfarming, e a Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), com o apoio da Secretaria de Estado de Energia e Economia do Mar (SEENEMAR).

A iniciativa será viabilizada pelo Decreto de Compensação Energética, sancionado pelo governador Cláudio Castro, e representa um marco na transição energética fluminense. Além de gerar eletricidade sustentável, o projeto vai impulsionar o desenvolvimento agrícola e profissional da região.

Energia e agricultura lado a lado

O empreendimento vai adotar o modelo agrifotovoltaico, tecnologia que combina o uso da terra para geração de energia solar e cultivo agrícola simultâneo.
Com capacidade para produzir até 1,5 megawatt (MW), a usina utilizará painéis especiais que permitem a passagem parcial da luz solar, favorecendo o crescimento das plantações sob sua estrutura.

O sistema traz benefícios diretos: otimiza o uso do solo, melhora a distribuição da água da chuva, controla a exposição solar e cria condições ideais para diversas culturas — tudo isso enquanto gera energia limpa e renovável.

O mesmo espaço passa a produzir alimentos e eletricidade, tornando o agro mais eficiente e sustentável”, destacam técnicos da SEENEMAR que acompanharam o projeto. 

Campos como polo de inovação e formação técnica

A Escola Técnica Agrícola Antônio Sarlo não apenas se tornará autossuficiente em energia, mas também será transformada em um Centro de Treinamento e Pesquisa em Tecnologias Agro-Solares.
O espaço contará com o suporte de instituições brasileiras e alemãs e oferecerá capacitações em eletricidade, agricultura moderna e instalação de painéis solares para alunos e moradores da região, fortalecendo a qualificação profissional local.

Segundo o secretário de Estado de Energia e Economia do Mar, Cássio Coelho, o projeto simboliza o novo momento do Rio:

“O estado sai na frente mais uma vez, unindo inovação, sustentabilidade e formação profissional. Essa usina agro-solar é um marco que mostra como é possível gerar desenvolvimento com responsabilidade e visão de futuro.”

Compromisso com a transição energética

Para a GNA, sediada no Porto do Açu, o projeto marca a estreia da empresa no setor solar e reforça seu compromisso com a segurança e a transição energética.

“É uma enorme satisfação anunciar o primeiro projeto solar da GNA e o primeiro agro-solar do Sudeste. Este marco fortalece nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável e cria novas oportunidades para as comunidades locais”, afirmou Emmanuel Delfosse, diretor-presidente da companhia.

A SUNfarming, parceira alemã da iniciativa, é uma das líderes mundiais em projetos de energia solar e já implementou mais de 680 MWp em usinas no mundo — 380 MWp de sua própria operação. Desde 2021, a empresa atua no Brasil com foco no modelo Agri-Solar, que alia geração energética, segurança alimentar e educação técnica. 

Sustentabilidade com impacto social e econômico

Mais do que um investimento em tecnologia, a usina agro-solar de Campos representa um novo modelo de desenvolvimento regional.
Além de produzir energia limpa e alimentos, o projeto gera empregos diretos e indiretos, estimula o conhecimento científico e fortalece a economia local com base em práticas sustentáveis.

O modelo também oferece um caminho viável para outras regiões do país que buscam conciliar produção agrícola, geração energética e educação técnica de forma integrada.

Com o projeto, Campos dos Goytacazes se posiciona na vanguarda da inovação sustentável, atraindo olhares nacionais e internacionais.
Mais do que um marco tecnológico, a iniciativa reafirma o potencial do Norte Fluminense como referência em energia limpa, agricultura inteligente e qualificação profissional.

Fonte: Redação

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes