Quinta-feira, 28 de março de 2024

Divulgado zoneamento agrícola da palma forrageira para Nordeste, MG e ES

08/03/2019 às 11h18 Redação

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
A palma forrageira é uma das espécies de maior relevância para a produção agropecuária no Semiárido, com área plantada estimada em 600 mil hectares / Foto: Ministério Agricultura

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) aprovou o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc) para cultura da palma forrageira nos estados da região Nordeste, além de Minas Gerais e Espírito Santo, conforme portarias publicadas no Diário Oficial da União.

Estudo realizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o zoneamento é elaborado com o objetivo de minimizar os riscos relacionados a fenômenos climáticos adversos e permite a cada município identificar a melhor época de plantio da cultura nos diferentes tipos de solo e ciclos de cultivares.

Conforme normas aprovadas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), o produtor que enquadrar operações de crédito de custeio no Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro), precisa necessariamente seguir as recomendações das portarias de Zarc. Caso ocorra algum tipo de perda em função de intempéries climáticas, seca, por exemplo, o produtor que contratou uma apólice do Proagro estará amparado conforme valor enquadrado na operação. Caso ele não siga as recomendações indicadas no zoneamento, o Proagro não pagará o valor da indenização ao agricultor.

Importância da cultura para região

A palma forrageira é uma das espécies de maior relevância para a produção agropecuária no Semiárido, com área plantada estimada em 600 mil hectares.

A resistência à seca e sua característica nutricional são aspectos relevantes que permitem ao produtor produzir alimento para os animais em períodos de seca prolongada.

Fonte: Ministério Agricultura

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes