Quinta-feira, 28 de março de 2024

Embrapa e A.B.E.L.H.A. oferecem curso online de criação de abelhas sem ferrão

02/06/2020 às 18h03

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
As videoaulas gratuitas vêm atender ao interesse crescente pela criação de abelhas sociais nativas do Brasil. / Foto: Reprodução

Está no ar o primeiro curso online e gratuito sobre criação de abelhas sem ferrão, fruto da colaboração entre a Embrapa Meio Ambiente e a A.B.E.L.H.A. (Associação Brasileira de Estudos das Abelhas).

O Curso de Meliponicultura – Embrapa/A.B.E.L.H.A. está disponível na página de cursos da Embrapa, com linguagem acessível, rico em imagens e demonstrações práticas. As videoaulas vêm atender ao interesse crescente pela criação de abelhas sociais nativas do Brasil. Elas são dóceis – pois não têm ferrão – e podem ser criadas como hobby, mesmo em casa e centros urbanos, ou para fins comerciais, já que produzem méis especiais – alguns de grande valor no mercado.
 
O curso é idealizado e ministrado por Cristiano Menezes, pesquisador da Embrapa Meio Ambiente na área de abelhas e polinização, e também membro do comitê científico da A.B.E.L.H.A. O principal objetivo de suas pesquisas é desenvolver tecnologias para tornar a atividade de criação de abelhas sem ferrão economicamente viável.
 
“Além de capacitar as pessoas para iniciar na meliponicultura (criação de abelhas sem ferrão), também queremos aprimorar as técnicas de quem já é criador, mas o faz de forma rústica, para que possa melhorar seu desempenho produtivo”, conta Menezes.

Dois formatos

Para atingir esses públicos distintos, o curso estará disponível em dois formatos. No primeiro, nos moldes de ensino à distância, a capacitação está dividida em quatro (4) módulos que, no total, somam carga horária de 8 horas. É um curso completo sobre o assunto, com informações sobre a biologia das abelhas sem ferrão e técnicas de manejo. Após assistir às quatro videoaulas, as pessoas estarão preparadas para iniciar sua própria criação e produzir mel.
 
Além desse curso principal, serão produzidos e disponibilizados vídeos mais curtos, de 5 a 10 minutos cada, mostrando o passo a passo de cada procedimento relacionado à criação dessas abelhas. Este conteúdo é dirigido para quem tem dúvidas específicas sobre a prática da meliponicultura.
 
Neste momento, estão sendo lançados quatro vídeos para quem quer começar a criação, que ensinam como conseguir sua primeira colônia, como dividí-las e como colher o mel.
 
Ao longo do ano serão lançados mais 20 vídeos, um a cada quinze dias, sobre os mais variados temas. Para receber as atualizações, basta se inscrever no canal YouTube da Unidade.
 
 Abelhas para todo lado

“O Brasil vive um momento especial em relação às abelhas, com muito interesse seja do público leigo, seja da academia. Agora, com o curso de meliponicultura, a ideia é que mais pessoas tenham contato com nossas abelhas. Assim, ajudamos a conservá-las”, explica a diretora-executiva da A.B.E.L.H.A., Ana Assad.
 
“Neste momento de crise em que precisamos ficar em casa, nada mais conveniente do que começar uma atividade nova. Além de ser divertido, as pessoas poderão produzir o próprio mel e ainda contribuir com o meio ambiente”, diz Menezes. “Até crianças podem começar uma criação, já que essas abelhas são absolutamente inofensivas!”
 
O curso conta ainda com o apoio de um importante parceiro do setor produtivo, a Loja das Abelhas, o maior fornecedor de produtos para criação de abelhas sem ferrão do Brasil, e da Kombee, projeto que usa as espécies nativas para ações de educação ambiental.
 
 Os 4 módulos - Curso de Meliponicultura – Embrapa/A.B.E.L.H.A.
 
Módulo I: Quem são as abelhas sem ferrão?
Apresenta a diversidade de abelhas presentes no Brasil e as principais características que diferem as abelhas sem ferrão das demais.
 
Módulo II: Biologia geral das abelhas sem ferrão
Demonstra a biologia geral das abelhas sem ferrão e como suas colônias são organizadas.
 
Módulo III: Por que criar abelhas sem ferrão?
Mostra caminhos que o meliponicultor pode seguir com a sua atividade.
 
Módulo IV: Técnicas de manejo de abelhas sem ferrão
Aprendizagem sobre como criar as abelhas sem ferrão e manejá-las de forma eficiente.
 
Com carga horária de 12h, o participante terá 30 dias para conclusão do curso, a partir da data de sua inscrição, que pode ser feita aqui, a partir de 2 de junho.
Sobre a A.B.E.L.H.A. - A Associação Brasileira de Estudos das Abelhas tem o objetivo de liderar a criação de uma rede em prol da conservação de abelhas e outros polinizadores. Sua missão é reunir, produzir e divulgar informações, com base científica, que visem à conservação da biodiversidade brasileira e à convivência harmônica e sustentável da agricultura com as abelhas e outros polinizadores

Fonte: Agrolink

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes