Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025

Equipes da Secretaria de Agricultura realizam limpeza do Canal do Queimado

19/12/2025 às 12h13 Redação

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
A ação preventiva visa melhorar o escoamento das águas pluviais, evitando alagamentos, reduzindo insetos e problemas relacionados a zoonoses / Foto: Marina Rufino / Divulgação

A Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Infraestrutura Rural deu início, nessa quarta-feira (17), à limpeza no Canal do Queimado, localizado entre a Usina do Queimado e a Avenida Nilo Peçanha. A ação preventiva tem como um dos objetivos garantir a segurança hídrica para a população e melhor escoamento das águas pluviais em dias de chuvas intensas, evitando alagamentos pela cidade e reduzindo insetos e problemas relacionados a zoonoses. 

A intervenção ocorre em um período de atenção redobrada, marcado pelo aumento do volume de chuvas. A limpeza e desobstrução do canal ajudam a preparar a cidade para episódios de chuva mais intensa, reduzindo riscos de transbordamentos e garantindo maior segurança para a população.

Segundo o secretário de Agricultura do município, Almy Junior, o serviço tem sido realizado frequentemente, devido ao descarte irregular de lixo.

“Nós estamos começando a limpeza no Canal do Queimado e não só porque começaram as chuvas, mas porque quando realizamos com muita antecedência, sempre tem algum desavisado que joga lixo, realiza esse descarte irregular, descarta esgoto clandestino. E nós temos uma galeria que vem do Parque Tamandaré, Pelinca e Parque Salesiano e contorna a cidade, captando a água, que cai nesse canal e então cai no Canal Campos-Macaé, que vai embora para o Canal  de Tocos e para a Lagoa feia”, explicou.

 

Ainda segundo Almy, em 2023, foi criado o grupo de segurança hídrica do município. “O prefeito Wladimir Garotinho criou em Campos, em 2023, um grupo de segurança hídrica, composto por várias equipes da Prefeitura e de fora da Prefeitura, como, por exemplo, o Comitê do Baixo Paraíba, Secretaria de Defesa Civil, que realiza os diagnósticos, Secretaria de Agricultura, Secretaria de Obras, Secretaria de Meio Ambiente, que trabalham na questão da segurança hídrica da cidade, como drenagem. Esse canal sempre esteve entupido, e nós temos feito esse trabalho periodicamente e tem diminuído, mesmo assim, quando ocorre o acúmulo de água das chuvas é porque tem lixo nas galerias, principalmente nas grelhas na parte superior, onde encontramos sempre bastante lixo. Então, as grelhas não captam a água que entra no sistema de drenagem da cidade e vai embora”, concluiu.

 

 

 

Fonte: Secom

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes