Sexta-feira, 29 de março de 2024

Leite: preço pago ao produtor em novembro cai mais de 1%, aponta Cepea

03/12/2019 às 13h10

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
O movimento de desvalorização no campo está atrelado ao aumento da produção, devido ao período sazonal de maior disponibilidade de forragens na primavera / Foto: Reprodução

O preço pago ao produtor de leite em novembro, referente ao volume captado em outubro, foi de R$ 1,34 por litro da bebida na “Média Brasil” líquida, queda de 1,04% frente ao mês anterior. De acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), o movimento de desvalorização do leite no campo está atrelado ao aumento da produção, devido ao período sazonal de maior disponibilidade de forragens na primavera. 

No entanto, o atraso das chuvas no Sudeste e Centro-Oeste, que limitou a recuperação da produção  e a competição entre indústrias por matéria-prima neste período evitaram que as cotações não despencassem, assim como observado em anos anteriores.

 O Índice de Captação de Leite (ICAP-L) subiu apenas 0,55% na “Média Brasil” de setembro para outubro, muito abaixo do esperado para o período. Além do atraso das chuvas no Sudeste e Centro-Oeste, um levantamento do Cepea destacou que a saída de produtores da atividade e a maior cautela em realizar investimentos, somado ao aumento dos preços dos grãos, diminuíram o potencial de crescimento da oferta nesse período.

 Com oferta limitada no último trimestre, o comportamento dos preços neste ano segue atípico. O intenso recuo que sazonalmente se observa no final do ano pode não ocorrer. Segundo agentes do setor, há grandes chances de a captação de novembro, cujo pagamento será feito em dezembro, ficar praticamente estável. 

Fonte: Uol Rural

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes