Sábado, 08 de novembro de 2025

Mutirão de documentação da Trabalhadora Rural acontece em Campos na próxima semana

08/11/2025 às 13h56 Redação

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
O mutirão, nos dias 11, 12 e 13, integra o Programa Nacional de Cidadania e Bem Viver para Mulheres Rurais, que busca ampliar o acesso à documentação civil e a serviços públicos essenciais / Foto: Divulgação

O município de Campos vai receber na próxima semana, nos dias 11, 12 e 13, na Uenf, o Mutirão de Documentação da Trabalhadora Rural. A iniciativa do Governo Federal, com o apoio da Prefeitura, tem o objetivo de promover a cidadania e fortalecer a agricultura familiar. Serão ofertados atendimentos gratuitos, espaço infantil e serviços voltados à cidadania e à inclusão social das trabalhadoras rurais, das 09h às 16h.

O mutirão integra o Programa Nacional de Cidadania e Bem Viver para Mulheres Rurais, que busca ampliar o acesso à documentação civil e a serviços públicos essenciais, com atenção especial às mulheres da agricultura familiar, assentadas e acampadas da reforma agrária, quilombolas, marisqueiras, pescadoras artesanais, extrativistas, indígenas e ribeirinhas. Além dos serviços de documentação e orientação, o evento também contará com espaço de recreação infantil, garantindo acolhimento e conforto para as famílias que participarem da ação. Campos será o terceiro município do estado a receber o mutirão em 2025, após as edições realizadas em São Francisco de Itabapoana e Itaperuna. 

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania vai marcar presença no evento com as equipes dos departamentos e subsecretaria, oferecendo atendimento jurídicos, serviços de beleza e orientações diversas. Haverá orientações e informações sobre o Cadastro Único e Cartão Goitacá, além dos atendimentos dos CRAS e CREAS. A Subsecretaria de Justiça e Assistência Judiciária vai atender o público com atendimento na área do Direito das Famílias, como divórcio e pensão. A Subsecretaria de Promoção e Defesa da Pessoa Idosa, das 09h às 13h, vai ofertar corte de cabelo e massoterapia. Haverá ainda panfletagem sobre os canais de denúncias, acolhimento e serviços voltados às mulheres vítimas de violência. A ação da Subsecretaria de Políticas para Mulheres também vai contar com palestras.

As equipes do departamento de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) vão oferecer orientações sobre consumo e preparo de alimentos. Já o Departamento de Programas e Projeto (DPP) atenderá a população com esmaltação e design de sobrancelhas. A Subsecretaria de Igualdade Racial e Direitos Humanos vai estar na Uenf para divulgar o Disque Direitos Humanos, o canal de denúncias do município.

Além da SMASC, a ação conta com o apoio de outras secretarias municipais, como Saúde, Esporte e Meio Ambiente, que estarão presentes oferecendo serviços complementares à população, além de instituições parceiras, como o Banco do Brasil, Emater-Rio, Fiperj, INSS, Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Receita Federal, Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, Defensoria Pública da União, SINE e Fundação Leão XIII.

Fonte: Secom

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes