Segunda-feira, 15 de dezembro de 2025

PAAQ e APS levam assistência ampliada ao Assentamento Antônio de Farias

28/11/2025 às 16h25 Redação

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Durante a ação, foram realizadas visitas domiciliares com atendimento multiprofissional, permitindo a identificação de demandas físicas, mentais e sociais / Foto: Secretaria Municipal de Saúde / Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde realizou mais uma etapa do projeto desenvolvido entre o Programa de Assistência aos Assentados e Quilombolas (PAAQ) e a Atenção Primária à Saúde (APS), levando cuidado integrado ao Assentamento Antônio de Farias, em parceria com a Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) de Pernambuca. A iniciativa tem como objetivo aproximar ainda mais as equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) dos territórios rurais e das comunidades tradicionais, garantindo acolhimento contínuo e assistência qualificada.

De acordo com a coordenadora do PAAQ, Esthefany Francisco, o projeto representa um avanço importante na forma como o município constrói o cuidado junto às populações do campo.

“O projeto aproxima a ESF dos territórios e evita que o cuidado às comunidades tradicionais fique centralizado em apenas um programa. Ao envolver a UBSF, compartilhamos responsabilidades e fortalecemos a compreensão das especificidades desses grupos. A população tem reconhecido esse movimento e ressalta a importância de receber um atendimento mais contínuo, atento e presente no território, o que reforça o impacto positivo da iniciativa”, destacou Esthefany.

A encarregada da UBSF Pernambuca, Edimara Pessanha, explicou que a parceria supre necessidades importantes no assentamento.

“Como o assentamento não possui Agente Comunitário de Saúde (ACS), essa ação garante acesso às consultas, exames e acompanhamento de pacientes, inclusive acamados. É uma presença muito significativa para as famílias. Está sendo maravilhosa essa aproximação”, disse a encarregada.

Durante a ação, foram realizadas visitas domiciliares com atendimento multiprofissional, permitindo a identificação de demandas físicas, mentais e sociais. A enfermeira Graziela Oliveira, da UBSF Pernambuca, ressaltou que essa inserção territorial amplia a compreensão da realidade local e fortalece a continuidade do cuidado.

“A gente consegue identificar através das visitas domiciliares não só problemas de saúde física e mental, mas também social. A gente consegue ter a dimensão da necessidade e da integralidade da saúde dessa população. Hoje realizamos quatro visitas dentro do assentamento, identificamos pacientes crônicos, pacientes com ausência de assistência direta, identificamos problemas familiares e traçamos condutas médicas, orientações de enfermagem e continuidade da assistência. Enquanto Estratégia de Saúde da Família, vemos o quanto é proveitosa essa assistência direta ao território e o quanto isso impacta na saúde da população”, concluiu e enfermeira.

Fonte: Secom

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes