Quinta-feira, 28 de março de 2024

Parceria com agricultores para produção de mudas em SJB

21/01/2021 às 18h33

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Trabalho é realizado pela Secretaria Municipal de Agricultura na estufa de Água Preta, que tem capacidade de produção de 120 mil unidades por mês

A Secretaria de Agricultura de São João da Barra prossegue com a produção de mudas de hortaliças, para a distribuição aos pequenos produtores do município, que entram apenas com as sementes. O trabalho é desenvolvido na estufa da localidade de Água Preta, no 5º Distrito, em ambiente protegido e controlado, com microclima ideal para germinação e crescimento durante todo ano, inclusive no verão, com temperaturas mais altas.

A capacidade de produção é de 120 mil unidades/mês e as variedades mais plantadas são salsinha, pimentão, tomate e cebolinha. Além das mudas serem precoces, outra vantagem, de acordo com o engenheiro agrônomo da Secretaria Municipal de Agricultura, Gustavo Perrout, é a qualidade sanitária superior em função do ambiente protegido.

“Isso diminui o gasto com defensivos por parte dos agricultores depois que elas vão para o campo. As mudas são produzidas em bandejas de isopor, onde são semeadas em substrato próprio, irrigadas e cuidadas até atingirem o ponto de distribuição. Esse período leva de 15 a 35 dias dependendo da espécie plantada”, explica Gustavo.

Ao produtor interessado a orientação é fazer o cadastro na Secretaria Municipal de Agricultura, na Subprefeitura, em Sabonete, ou na própria estufa, seguindo todos os cuidados relacionados à pandemia do coronavírus, e levar as sementes da espécie e variedade que preferir, ficando o restante por conta da Prefeitura.

O secretário municipal de Agricultura, Aluízio Siqueira, alerta para o investimento em sementes de qualidade. “Mesmo com o investimento um pouco maior, a lavoura vai estar livre de muitas doenças, que podem acarretar perda na produção. Ressaltando que esta é apenas uma das muitas ações com o objetivo de melhorar a qualidade de vida do produtor rural”.

Fonte: Ascom SJB

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes