Quinta-feira, 28 de março de 2024

Projeto de captação de chuva recupera mais de 600 milhões de litros de água

04/06/2020 às 14h45

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
O programa gerou uma economia de mais de R$ 2,5 milhões de reais. / Foto: Reprodução

A água é um dos bens mais valiosos e utilizados no mundo. Entretanto, segundo estimativa das Organizações das Nações Unidas (ONU,) a escassez de água afetará dois terços da população mundial em 2050. Diante das atuais crises hídricas vivenciadas em nossa sociedade, evitar o desperdício de água deve ser um dever de todos.

Pensando na responsabilidade social e na busca por uma solução hídrica eficiente nas operações e no campo, a multinacional Bayer desenvolveu um programa sustentável para captar e reaproveitar água da chuva. A iniciativa está ativa há mais de 10 anos, sendo a Bayer a única empresa do complexo de Camaçari a captar, tratar e utilizar água pluvial no sistema de produção.

A água é captada através das canaletas instaladas nos prédios e ruas da unidade e enviada para uma bacia com capacidade de armazenamento de 11,148 m³. Ao todo, já foram recuperados mais de 600 milhões de litros de água, gerando uma economia de mais de R$ 2,5 milhões na compra de água e tratamento de efluentes.

Elmo Calasans, idealizador do projeto, explica de que forma a iniciativa foi desenvolvida. “Todo o projeto foi pensado de maneira sustentável, utilizando tubulação de fibra de vidro e aproveitando os sistemas existentes para o bombeio de água. É um exemplo de operação consistente e que traz benefícios financeiros, ambiental e sociais”, conclui Elmo, especialista em recursos hídricos e tecnologias limpas.

Como reaproveitar água da chuva?

O especialista Elmo Calasans explica que qualquer empresa pode investir em um sistema de reaproveitamento de água de chuva. “Em Camaçari, a pré-existência de uma bacia de captação de água de chuva tornou possível a instalação de um projeto de escala industrial, com capacidade de tratamento e bombeio de 40 m³/h de águas pluviais. No entanto, projetos menores também podem permitir o reaproveitamento de água para lavagem de equipamentos, irrigação ou em sistema sanitário, por exemplo”, sugere o engenheiro.

Fonte: Agrolink

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes