Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Projeto Frutas no Quintal distribui 17 mil mudas e ganha central

27/12/2018 às 16h03

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Nos viveiros trabalham diariamente 12 funcionários, desde o trabalho de preparo das sementes, da semeadura e tratos gerais até o momento da distribuição / Foto: Divulgação

Criado em 2017, o Projeto Frutas no Quintal realizado pela Superintendência de Agricultura e Pecuária já produziu e distribuiu 17 mil mudas e conta com uma central — formada por dois viveiros de 8m x 25m — localizada no Colégio Estadual Agrícola Antônio Sarlo. No local, já estão prontas as 1,5 mil mudas que serão distribuídas em 5 de janeiro, na Feira da Roça de Farol de São Thomé dando continuidade ao projeto em 2019. 

Nos viveiros trabalham diariamente 12 funcionários, desde o trabalho de preparo das sementes, da semeadura e tratos gerais até o momento da distribuição.

"O trabalho ocupa a equipe todos os dias da semana. Mesmo aos sábados, domingos e feriados, temos aqui três funcionários para regar as mudas. E nos demais dias são feitas as demais etapas, que inclui plantio, adubação, o cuidado para evitar pragas, porque não usamos agrotóxicos, a colocação nos saquinhos, até termos as mudas prontas para a distribuição", explica o técnico agrícola Marco Aurélio Azevedo, coordenador dos trabalhos.

Os dois viveiros contam com sombrite, para controlar a incidência da luz do sol e estão plantadas mais de 20 espécies, a maioria frutíferas. As opções variam de manga, caju, abacate, amora, jambo, none, dentre outras, mas há também ornamentais, como coqueirinho, e medicinais, como a novalgina. “Temos ainda algumas variedades de tempero e pimentas, que também são incluídas nas distribuições”, acrescenta Marco Aurélio.

O superintendente Nildo Cardoso destaca a necessidade de levar à população a importância de se ter no quintal pelo menos uma árvore frutífera. “Quem tem mais espaço, leva a muda de uma árvore maior. Já quem possui terreno pequeno, leva uma de árvore menor. O que importa é aderir a essa ‘onda verde da saúde’ iniciada no governo Rafael Diniz, e que a cada dia aumenta. Em 2017 foram 7 mil mudas distribuídas. Este ano, mais de 10 mil. O programa é um verdadeiro sucesso”, afirma Nildo. 

Fonte: Supcom

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes