Amarela, vermelha, preta... Essas são algumas das cores dos queijos artesanais produzidos por uma família com ascendência italiana há quase 140 anos em João Neiva, no Norte do Espírito Santo. Com sabor, aroma e textura exóticos, alguns queijos já ganharam prêmios internacionais e conquistam paladares ao redor do mundo.
A fabricação de queijos vem sendo passada de geração em geração, desde a imigração italiana e a vinda da família Giacomin ao Espírito Santo, em 1888. Uma das pessoas que herdou essa tradição foi o pai da Gabriela Giacomin, que construiu uma queijaria na residência onde morava, nos anos 2000.
MENU
Espírito Santo
Queijos coloridos produzidos por família italiana no ES ganham prêmio internacional
Desde os anos 2000, a família Giacomin produz queijos dos mais variados sabores, aromas e cores em João Neiva, no Norte do Espírito Santo.
Por Vinícius Colini, g1 ES
28/07/2024 04h01 Atualizado há 16 horas
Reproduzir vídeo
Reproduzir
00:00/06:28
Silenciar som
Minimizar vídeoTela cheia
Conheça produção de queijos capixabas premiados; tradição é de família
Amarela, vermelha, preta... Essas são algumas das cores dos queijos artesanais produzidos por uma família com ascendência italiana há quase 140 anos em João Neiva, no Norte do Espírito Santo. Com sabor, aroma e textura exóticos, alguns queijos já ganharam prêmios internacionais e conquistam paladares ao redor do mundo.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
A fabricação de queijos vem sendo passada de geração em geração, desde a imigração italiana e a vinda da família Giacomin ao Espírito Santo, em 1888. Uma das pessoas que herdou essa tradição foi o pai da Gabriela Giacomin, que construiu uma queijaria na residência onde morava, nos anos 2000.
"No começo, ele fabricava quatro tipos de queijo, que era o provolone, cabacinha, muçarela e montanhês. Mas, quando surgiu a pandemia, em 2020, ele sentiu a necessidade de passar o negócio adiante", explicou Gabriela Giacomin.
Foi quando a produtora Gabriela e o esposo Pedro Henrique Borlini aceitaram o desafio de assumir o empreendimento. Há três anos, o casal expandiu o negócio e também passou a comercializar vinhos, geleias, biscoitos e bolos, além de construir um espaço para receber os clientes que queiram tomar um café da manhã.
Reconhecimento internacional
E o sucesso foi imeditado. Em 2023, os queijos produzidos pelo casal participaram de um concurso pela primeira vez: o 6º Prêmio Queijo Brasil, realizado em Santa Catarina. Na competição, quatro produtos enviados pela família Giacomin foram premiados.
Já em abril de 2024, um queijo preto da família, chamado de 'Monte Negro', foi medalha de ouro no concurso Mundial de Queijo - Brasil. No mesmo concurso, ainda ganharam o bronze com o queijo 'Capixaba Gourmet.'
A produtora Gabriela revelou que a base da receita é de família, mas com aprimoramento em estudos.
"Premiações importantes, que colocam nossos queijos no cenário nacional e internacional, são uma conquista para nós, mas também para nosso município de João Neiva e para o Espírito Santo", avaliou.
1,5 mil quilos de leite por mês
Todos os processo de fabricação dos queijos são realizadas pela própria família, que cuida desde a alimentação das vacas para ter um leite de qualidade até à comercialização dos produtos. Por mês, 1,5 mil quilos da iguaria são produzidos.
À frente das produções fica Pedro Henrique, que se especializou como mestre em queijaria para se dedicar plenamente aos negócios. Ele conta que o cuidado com as vacas é fundamental para a qualidade do produto.
"Todo processo de queijo é interferido diretamente pelo alimento da vaca, a água que ela bebe, o local onde ela está. Então, tudo que está no contexto do gado é o que o queijo vai ter de diferencial de sabor e de aroma", pontuou.
O empreendedor também explica que a matéria-prima coletada das vacas é encaminhada para um tanque inox, onde ocorrem as análises do soro do leite e do fermento. Em seguida, é feita a remoção do soro, o repouso, a filagem da massa e a moldagem do queijo, que pode ter diversos formatos.
A última etapa é a salmora, que é quando o queijo é colocado em uma mistura com sal.
Sabor, aroma e cores diferentes
Já os queijos premiados recebem um processo diferente. Alguns deles ficam maturando (armazenados em câmaras específicas com temperatura e umidade controladas) por até 90 dias.
"O queijo maturado é um queijo com mais sabor. A gente faz apurar todo o sabor e todo o aroma que está no queijo, desde a origem do leite. A gente faz essa maturação, que dá um sabor diferenciado", explicou o mestre em queijaria.
Depois do processo de maturação, alguns queijos recebem a 'película', que é uma resina de grau alimentícia.
"Isso é para a proteção do queijo. Logo em seguida, a gente volta com ele para a maturação, ressaltando ainda mais o sabor e o aroma", completou.
As isenções fiscais podem acabar com a economia do Estado do Rio de Janeiro. Essa página da Secretaria de Fazenda do Estado do Rio de Janeiro teve início com a apuração...
Ministério da Saúde atualiza, nesta quarta-feira (8), o número de notificações de intoxicação por metanol após o consumo de bebidas alcoólicas. Até o momento, foram registradas 259 notificações, sendo 24 casos confirmados...
A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), vinculada ao Ministério da Justiça, notificou nesta quarta-feira (8) as principais plataformas de comércio eletrônico para que suspendam temporariamente a venda de bebidas destiladas. A...
Assumidos! Zé Felipe e Ana Castela postaram nesta quarta-feira, 8, uma foto juntos como casal, na fazenda da “Boiadeira”, no Mato Grosso do Sul. Na imagem, eles aparecem abraçados, com...
A Vigilância Sanitária Municipal (Visa) realizou, nesta quarta-feira (8), uma grande operação de fiscalização em estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas. A ação, que contou com o apoio do Grupamento de...
Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br