Sexta-feira, 29 de março de 2024

Rio atinge meta de vacinação contra a febre aftosa na 2ª etapa da campanha

Segunda etapa da campanha de vacinação, realizada no período de 1º de novembro a 20 de dezembro

24/01/2022 às 15h15 Redação

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Segunda etapa da campanha de vacinação, realizada no período de 1º de novembro a 20 de dezembro / Foto: Divulgação

O Estado do Rio de Janeiro registrou o índice de 92% de animais vacinados contra a febre aftosa. O número ultrapassou a meta estabelecida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que é de 90%.

A segunda etapa da campanha de vacinação, realizada no período de 1º de novembro a 20 de dezembro, teve como objetivo imunizar bovinos e bubalinos de até 2 anos de idade.

O sucesso da campanha, de acordo com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, pode ser creditado ao fundamental trabalho das equipes da Defesa Agropecuária em conjunto com pecuaristas, Federação da Agricultura do Estado do Rio de Janeiro, Superintendência Federal e Secretarias Municipais.

- Desde 2019, em todas as campanhas, o Estado do Rio de Janeiro bateu a meta definida pelo Ministério. Esses resultados são fruto do trabalho essencial desempenhado por todos os servidores da Defesa Agropecuária. Estamos avançando rumo à retirada da vacinação contra a febre aftosa no estado - ressalta o secretário de Agricultura, Marcelo Queiroz.

A imunização dos animais contra a febre aftosa é fundamental para garantir o status de reconhecimento de zona livre com vacinação. O produtor que não vacinou o rebanho estará sujeito à multa. O pecuarista que ainda não declarou deve entrar em contato com o Núcleo de Defesa Agropecuária da sua região por meio dos contatos disponíveis neste link: https://bit.ly/2FUeQqT.

- Todo o trabalho realizado pelos nossos técnicos e parceiros só faz sentido quando o pecuarista está consciente da importância da saúde do seu rebanho para a economia do estado - afirmou o superintendente de Defesa Agropecuária, Paulo Henrique Moraes.

Vacinação em 2022
O Rio de Janeiro continuará tendo vacinação contra a febre aftosa este ano. A expectativa deste ano é manter os bons resultados das etapas anteriores. A pasta aposta em índices vacinais cada vez mais altos, pois esse efeito é de extrema importância para manter o status de área livre com vacinação e, é também, um dos fatores exigidos para avançar para a área livre de febre aftosa sem vacinação.

 

Fonte: Governo do Estado

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes