Quinta-feira, 28 de março de 2024

Valor Bruto da Produção Agropecuária do Brasil deverá crescer 9,8% em relação a 2020

05/12/2019 às 10h24

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Principal destaque do VBP agrícola será a soja

O Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) do Brasil deverá crescer 9,8% em 2020 em relação a 2019, para 669,7 bilhões de reais, com maior impulso do setor pecuário, ainda que a agricultura também deva ter um salto com expectativa de safra recorde, estimou nesta quarta-feira a principal associação do segmento.

Segundo cálculos da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a pecuária deverá crescer 14,1% e alcançar uma receita “dentro da porteira” de 265,8 bilhões de reais, “o que indica que 2020 será o ano do setor, com perspectivas de aumento da produção”.

A produção de carnes tem sido puxada especialmente pelas exportações, notadamente a maior demanda da China, que tem ampliado importações para lidar com uma redução nos plantéis de porcos devido ao impacto da peste suína africana. Os chineses têm importado mais de todas as proteínas.

Para a carne bovina, a estimativa é de expansão de 22,2% no VBP do próximo ano na comparação com 2019, atingindo uma receita de 129,1 bilhões de reais. Também há previsão de alta para a receita de outras proteínas animais, como os suínos (9,8%), pecuária de leite (7,5%) e frangos (7,1%), disse a CNA.

A agricultura, que responde pela maior parte do VBP da agropecuária, terá recuperação em 2020 e ampliará o faturamento em 7,2%, alcançando 403 bilhões de reais.

O principal destaque do VBP agrícola será a soja, com alta de 14,1%, após uma quebra de safra em 2019 na principal cultura do país.

A oleaginosa deve encerrar 2020 com faturamento de 165,2 bilhões de reais, impulsionada pelo aumento dos preços e da produção.

O milho também terá crescimento (3,3%), por causa da valorização dos preços, assim como a cana-de-açúcar (7,1%).

Para 2019, a expectativa é de estabilidade no VBP, que deve encerrar o ano em 609,7 bilhões de reais, com a pecuária em crescimento (7%) e a agricultura com previsão de queda de 4%, entre outros fatores pelo recuo da safra de soja, atingida por uma seca em alguns Estados.

Fonte: Agrolink

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes