Sábado, 27 de abril de 2024

10 alimentos com fibras para prisão de ventre

12/08/2020 às 12h19 Redação

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
As fibras alimentares melhoram o funcionamento do intestino, ajudam na perda de peso e até mesmo previnem doenças / Foto: Reprodução

Uma alimentação rica em fibras é essencial para manter a saúde equilibrada. Isso porque as fibras são consideradas funcionais, ou seja, ajudam a prevenir e tratar doenças.

As fibras auxiliam na melhora do trânsito intestinal, no controle glicêmico, contribuem para a perda de peso, ajudam no controle do colesterol e são aliadas do coração.

Por isso, uma boa ingestão de fibras diariamente contribui para uma vida mais saudável. É possível encontrá-las em cereais vegetais, leguminosas, frutas, verduras e legumes. Confira abaixo 10 alimentos com fibras para você enriquecer a sua alimentação.

Aveia

A aveia é um cereal muito benéfico e versátil, pois pode ser inserido na alimentação de diversas maneiras. Por ser uma fonte de fibras, ela melhora o trânsito intestinal evitando a prisão de ventre.

Além disso, a aveia é um ótimo alimento para quem está de dieta. Isso porque, quando ingerida, consegue proporcionar maior sensação de saciedade. Aprenda mais receitas com aveia

Arroz

O arroz é uma fonte de energia indispensável para a alimentação. O ideal é sempre optar pelo arroz integral pois, além de conter menos calorias do que o branco, também possui três vezes mais quantidade de fibras.

Ele é capaz de estimular o intestino a funcionar melhor e reduzir a absorção de gordura pelo corpo. Para deixá-lo ainda mais potente, consuma-o com alguma leguminosa.

Feijão

O feijão é uma leguminosa muito presente na alimentação brasileira. Além de muito saboroso, é rico em nutrientes essenciais para a saúde, como o alto teor de fibras.

Comer feijão ajuda a aumentar o bolo fecal e melhorar o funcionamento do intestino. As suas fibras ajudam a reduzir o risco de doenças cardiovasculares e, quando consumido junto com o arroz, consegue ter um excelente valor nutricional.

Lentilha

A lentilha pode ser um ótimo substituto do feijão, principalmente para aqueles que estão de dieta. Ela é uma semente rica em nutrientes como carboidratos complexos, fibras, ácido fólico, vitamina B6, magnésio, ferro e triptofano. Além disso, as fibras presentes na lentilha ajudam a diminuir o colesterol.

Grão-de-bico

O grão-de-bico é uma excelente opção para os vegetarianos e veganos, pois consegue substituir o consumo de proteína animal sem causar deficiência do nutriente no organismo. Além disso, é uma leguminosa com ótimo teor de fibras.

As fibras do grão de bico contribuem na perda de peso, na diminuição do colesterol, melhoram o funcionamento do intestino e até ajudam a aliviar os sintomas da TPM. Ele também é uma ótima leguminosa para substituir o feijão e deixar a dieta ainda mais saudável.

Chia

A chia é uma semente que pode ser consumida tanto em saladas, quanto em sucos e também diversas outras receitas. As fibras presentes na chia ajudam no processo de emagrecimento, previnem e controlam o diabetes, previnem doenças cardiovasculares e ajudam a regular o colesterol. Aprenda estas receitas com chia.

Linhaça

A linhaça traz benefícios para o intestino e protege o organismo, já que suas fibras ajudam a impedir que bactérias ruins do intestino passem para a corrente sanguínea.

As fibras da linhaça atuam na liberação da glicose no sangue, fazendo com que seja reduzido o acúmulo de gordura no corpo. Além disso, ela é uma ótima alternativa de cereal sem glúten.

Brócolis

O brócolis é um vegetal fonte de ácido fólico, fibras, cálciovitamina A e vitamina C. Este alimento consegue proteger o coração, fortalecer a imunidade e ainda favorece a regulação da função intestinal.

As fibras do brócolis atuam no organismo de forma a dar maior sensação de saciedade, reduzir a absorção do colesterol e aumentar sua excreção.

Couve-flor

A couve-flor é uma hortaliça que possui boas quantidades de fibras que melhoram a microbiota intestinal, deixando o trânsito do intestino mais eficiente, fortalecendo até mesmo o sistema imunológico. Ela também proporciona saciedade e diminui o envelhecimento celular

Abacate

O abacate é rico em antioxidantes e fibras que auxiliam na perda de peso, mesmo sendo um alimento calórico. Isso porque a gordura dessa fruta ajuda a reduzir os níveis de colesterol e triglicerídeos no organismo.

As fibras do abacate ajudam a combater a constipação, guiando a comida pelo sistema digestivo. Por ser um alimento rico em nutrientes, consegue saciar a fome e pode ser ingerido de várias formas

 

 

Fonte: Minhavida

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes