Açúcar no chocolate pode ser substituído por manga

Facebook Whatsapp Twitter
Sábado, 06 de junho de 2020
Anuncie no Ururau | Contato
Logo

Plantão Ururau

Homem morre em grave acidente na RJ 216, em Campos

Um homem, ainda não identificado, morreu após se envolver em um grave acidente na RJ 216, próximo ao Parque Imperial, em Campos. ... continuar lendo

Saúde

Açúcar no chocolate pode ser substituído por manga

Facebook Whatsapp Twitter

10/10/2019 às 12h27 Verônica Mattos

Reprodução
Novo estudo da UNICAMP troca até 33% do açúcar no chocolate sem impactar o sabor

Compartilhe essa notícia!

Facebook Whatsapp Twitter

O açúcar em excesso pode ser um risco à saúde e, por isso, a pesquisadora Marcella Benetti Ventura propôs substituir o açúcar comum no chocolate por uma alternativa mais saudável. Mas o maior desafio mesmo foi manter a mesma qualidade, consistência e sabor, sem grandes alterações no alimento.

Depois de diversos testes, a pesquisa da Unicamp (Universidade de Campinas), chegou-se à conclusão de que substituir 33% do açúcar refinado por farinha de manga seria a alternativa ideal. Isso porque a fruta é conhecida por suas propriedades nutritivas e pela doçura. Portanto, sua versão desidratada se torna viável para a produção de chocolate.

Os testes foram tão bem-sucedidos que superaram as expectativas. Provadores profissionais experimentaram o doce junto com outros 126 consumidores que deram notas entre 0 e 9. No final, não houve grande insatisfação quando se tratou de textura e aparência, nem de sabor, já que o gosto leve de manga agrada o paladar de muitos.

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

Benefícios da farinha de manga

A substituição do açúcar comum por farinha de manga na produção de chocolate ao leite é positiva por diversas razões, como por exemplo, a redução da quantidade de aditivos químicos. Eles são responsáveis pela mortes das "bactérias boas", as microbiotas, que auxiliam no funcionamento do intestino e do sistema imunológico.

Além disso, a manga também é rica em fibras, que ajudam a evitar uma taxa de glicemia alta, ou seja, ajudam a manter um nível de açúcar baixo no sangue.

Outra vantagem é o controle do colesterol, por conta da presença de vitamina c. Assim, existe uma possibilidade menor de obstrução de artérias, o que diminui o risco de infarto. Sem contar que a quantidade de carotenóides (pigmentos antioxidantes naturais que promovem a absorção de luz) na fruta também é benéfica à pele e à visão.

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

Como fazer farinha de manga

A produção da farinha de manga é simples e pode ser feita em casa com a fruta desidratada. Tudo que você precisa fazer é bater o alimentos no liquidificador e coar a farinha, separando os flocos grossos que sobrarem.

Como desidratar frutas

O processo de desidratação da fruta pode ser feito em casa, usando até mesmo o fogão. No caso da manga, fatie a fruta em pedaços médios, com casca, e disponha em uma travessa refratária.

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

Aqueça o forno até, no máximo, 50ºC. Depois desligue e insira a travessa com a fruta, mantendo a porta do forno aberta e tomando cuidado para a temperatura estar controlada, de forma que a fruta não perca nutrientes.

O procedimento todo dura, em média, 20 horas, mas você deve conferir a receita ao longo do tempo para saber se ela está no ponto ideal; a manga vai estar preparada quando tiver uma textura seca, mas flexível.

Fonte: Minha Vida

NOVIDADE!

Clique aqui e acesse o mais novo canal de Podcasts do Portal Ururau. Política, Economia, Esportes, Games, Inovação e muito mais você encontra no Ururau Podcast.

Estamos no Spotify, Apple Podcast, Google Podcast e Deezer. Assine já!



Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: parceria@ururau.com.br
Logo
Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008 - 2016 Desenhado e programado por Jean Moraes

Poxa! Você usa bloqueadores de anúncios :(

Produzir matérias com qualidade demanda uma equipe competente e comprometida com o bom jornalismo. A publicidade é o único meio de viabilizar e manter nossos serviços ofertados gratuitamente aos nossos leitores. Colabore conosco adicionando o https://www.ururau.com.br como exceção de sites permitidos.

Clique aqui e saiba como adicionar o Ururau como site permitido!

Já fiz isso Fechar aviso