Sexta-feira, 03 de maio de 2024

Baixo estoque: HPC faz apelo por doações ao Banco de Leite Humano

Redes brasileiras também sofrem essa instabilidade.

22/03/2023 às 15h15 22/03/2023 às 16h23

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Redes brasileiras também sofrem essa instabilidade. / Foto: Reprodução

O Banco de Leite Humano do Hospital Plantadores de Cana (HPC) sofre com a falta de leite materno. Segundo a enfermeira responsável técnica do Banco de Leite, Fabiana Passos, nesta quarta-feira (22), o estoque está muito baixo. Redes brasileiras também sofrem essa instabilidade.

O Banco conta com 39 doadoras ativas, e atende vários bebês dentro da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal.

“A gente sabe que nem todas as doadoras ativas dentro do banco de leite conseguem doar com tanta frequência, têm sua rotina em casa, com seus filhos, então elas doam na medida que elas conseguem”, afirmou Fabiana.

Fabiana Passos ainda destaca que não é só o Banco do HPC que vem sofrendo com a falta de leite materno. “Hoje, o Banco de leite não é o único que sofre essa instabilidade no estoque, essa baixa. Toda a rede brasileira, principalmente a Rede Rio, está sofrendo com essa queda nas doações ”, disse.

Segundo a enfermeira, as mulheres têm um pensamento arcaico acerca das doações: "Se ela retirar o leite, ele irá acabar, e faltar para o bebê. E na verdade não. Quanto mais ela tira, quantos mais ela estimula, mais produção de leite ela vai ter", afirmou. 


Como posso ajudar?  

Para fazer doações não precisa sair de casa. É necessário fazer ligação para o Telefone (22) 2737-7431, onde fará o pré-cadastro, triagem e agendamento para o encontro na casa da mulher, para pegar os devidos exames e levar o frasco parta coletar o leite.

É válido lembrar que a mulher deverá possuir os últimos exames do pré-natal, HIV, VDRL e que tenha realizado esses exames em até seis meses.

 

Importância do Leite

O leite materno é fundamental para a saúde das crianças nos seis primeiros meses de vida, por ser um alimento completo, fornecendo nutrientes em quantidade adequada (carboidratos, proteínas e gorduras), componentes para hidratação (água) e fatores de desenvolvimento e proteção como anticorpos, leucócitos (glóbulos brancos), macrófago, laxantes, lipase, lisozimas, fibronectinas, ácidos graxos, gama-interferon, neutrófilos, fator bífido e outros contra infecções comuns da infância, isento descontaminação e perfeitamente adaptado ao metabolismo da criança. Já foi demonstrado que a complementação do leite materno com água ou chás é desnecessária, inclusive em dias secos e quentes. Recém-nascidos normais nascem suficientemente hidratados para não necessitar de líquidos, além do leite materno, apesar da pouca ingestão de colostro nos dois ou três primeiros dias de vida.

O leite humano, em virtude das suas propriedades anti-infecciosas, protege as crianças contra infecções desde os primeiros dias de vida. Além de diminuir o número de episódios de diarréia, encurta o período da doença quando ela ocorre e diminui o risco de desidratação.

O leite humano é fonte completa de nutrientes para o lactente amamentado exclusivamente no seio até os seis meses de vida. A composição química do leite materno atende também às condições particulares de digestão e do metabolismo neste período de vida do recém nascido.

Fonte: Ururau

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes