Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Banco de Leite com estoque zerado preocupa coordenação

'Hoje a gente sabe que estamos em uma situação bem complicada financeiramente, então as mães estão precisando voltar a trabalhar o quanto antes', disse a coordenadora Fabiana Passos.

26/10/2022 às 14h50 26/10/2022 às 15h56

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Nós precisamos abastecer a UTI neonatal todos os dias com 12 litros diários, que é o que os bebês precisam dentro de uma UTI?, afirmou a coordenadora. / Foto: Reprodução

O Banco de Leite Humano do Hospital Plantadores de Cana (HPC) sofre com falta de leite materno. Segundo a coordenadora do Banco de Leite e enfermeira, Fabiana Passos, nesta quarta-feira (26) o estoque estava zerado. 

“O banco de leite tem 32 doadoras ativas, sendo que na nossa coleta domiciliar realizada nesta terça-feira (25) nós conseguimos arrecadar 350ml. Nós precisamos abastecer a UTI neonatal todos os dias com 12 litros diários, que é o que os bebês precisam dentro de uma UTI”, afirmou a coordenadora.

Fabiana ainda cita um motivo da queda do estoque. “Hoje a gente sabe que estamos em uma situação bem complicada financeiramente, então as mães estão precisando voltar a trabalhar o quanto antes. Várias doadoras que a gente tinha no banco de leite relataram que precisou voltar a trabalhar mesmo com bebê de 4 meses de vida, tendo que introduzir a alimentação, isso acaba diminuindo a produção de leite delas”, disse.

Amamentação no trabalho

A enfermeira Fabiana conta que nem toda empresa tem uma sala de amamentação para a mulher trabalhadora, isso dificulta a coleta de leite materno. “Elas não tendo um lugar adequado no trabalho para ordenhar, elas deixam de amamentar os seus filhos e deixam de doar para os bancos de leite”.

A coordenadora ainda afirma que a atual situação dos bancos de leite do Brasil está difícil. “A rede brasileira de banco de leite é modelo internacional em matérias de produção de leite, e isso tem afetado toda essa rede”.

Em setembro de 2021, o Banco de leite tinha 62 doadoras, em setembro deste ano tinham 38, e nesse mês de outubro tem 32, ou seja, houve uma grande redução nas doações.

Como ajudar?  

Para fazer doações não precisa sair de casa. É necessário fazer ligação para o Telefone (22) 2737-7431, onde fará o pré-cadastro, triagem e agendamento para o encontro na casa da mulher, para pegar os devidos exames e levar o frasco parta coletar o leite.

É válido lembrar que a mulher deverá possuir os últimos exames do pré-natal, HIV, VDRL e que tenha realizado esses exames em até seis meses.

Importância do Leite

O leite materno é fundamental para a saúde das crianças nos seis primeiros meses de vida, por ser um alimento completo, fornecendo nutrientes em quantidade adequada (carboidratos, proteínas e gorduras), componentes para hidratação (água) e fatores de desenvolvimento e proteção como anticorpos, leucócitos (glóbulos brancos), macrófago, laxantes, lipase, lisozimas, fibronectinas, ácidos graxos, gama-interferon, neutrófilos, fator bífido e outros contra infecções comuns da infância, isento descontaminação e perfeitamente adaptado ao metabolismo da criança. Já foi demonstrado que a complementação do leite materno com água ou chás é desnecessária, inclusive em dias secos e quentes. Recém-nascidos normais nascem suficientemente hidratados para não necessitar de líquidos, além do leite materno, apesar da pouca ingestão de colostro nos dois ou três primeiros dias de vida.

O leite humano, em virtude das suas propriedades anti-infecciosas, protege as crianças contra infecções desde os primeiros dias de vida. Além de diminuir o número de episódios de diarréia, encurta o período da doença quando ela ocorre e diminui o risco de desidratação.

O leite humano é fonte completa de nutrientes para o lactente amamentado exclusivamente no seio até os seis meses de vida. A composição química do leite materno atende também às condições particulares de digestão e do metabolismo neste período de vida do recém nascido.

 

Fonte: Ururau

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes