Domingo, 28 de setembro de 2025

Bariátrica: Primeiras cirurgias já começaram e pacientes comemoram

28/09/2025 às 15h38 Redação

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Os procedimentos estão sendo realizados no Hospital Escola Álvaro Alvim, dentro do Mutirão de Cirurgias, que tem por objetivo zerar ou reduzir significativamente a demanda em fila de espera / Foto: César Ferreira

As cirurgias bariátricas estão a todo vapor. Os procedimentos estão sendo realizados no Hospital Escola Álvaro Alvim (HEAA), dentro do Mutirão de Cirurgias, que tem por objetivo zerar ou reduzir significativamente a demanda em fila de espera por procedimentos como: bariátricas; cataratas; revascularização do miocárdio; vesículas, além de hérnias inguinais e umbilicais. O mutirão foi lançado oficialmente em 3 de setembro pelo prefeito Wladimir Garotinho e o vice-prefeito Frederico Paes, e prevê a realização de 1.617 procedimentos, sendo 330 cirurgias bariátricas.

A professora Vanessa Monteiro Barcelos, de 31 anos, fez a cirurgia bariátrica nesta sexta-feira (26). Ela, que pesa quase 104 kg, contou como a obesidade tem impactado sua rotina, principalmente no trabalho. “Estou muito feliz por ter sido contemplada no mutirão e tenho grandes expectativas com a cirurgia, que irá mudar minha vida. Eu estava com problemas de pressão alta devido à obesidade, e como professora, sentia o estresse da rotina. Tenho 1,49m de altura, com IMC acima de 46”, relatou a paciente, que é moradora do Parque Alvorada.

Já a cabeleireira Tamires Alves Terra, de 25 anos, moradora do Parque Aurora, disse que espera ter uma boa cirurgia para melhorar problemas de saúde como hipertensão e pré-diabetes, que estão relacionados à obesidade, buscando uma melhor qualidade de vida. “Tenho 133 kg e a obesidade já está impactando minha saúde e meu trabalho, pois fico em pé por várias horas e isso tem me gerado muito cansaço, dores nos joelhos e nas costas, além de impactar atividades básicas, como levar meus filhos à escola”, informou a jovem, cuja cirurgia está agendada para a próxima terça-feira (30).

PRIMEIRA CIRURGIA – Aos 40 anos, Fernanda de Oliveira Paes, moradora do Parque Turf Club, já sente a diferença desde que operou, no último dia 12. Ela conta que segue se recuperando bem após o procedimento, já perdeu seis quilos e relata uma melhora significativa na saúde, com as dores crônicas diminuindo. Segundo a paciente, a preparação e o acompanhamento psicológico foram cruciais para sua evolução.

“Sou asmática e recebi muita atenção e cuidado da equipe médica, especialmente do anestesista, o que me deixou mais segura. Dei entrada na sexta e saí no dia seguinte. Estou me sentindo ótima, já perdi seis quilos e a recuperação está maravilhosa. Outra coisa, foi a redução das minhas dores crônicas, pois pesava 112 kg. Minha expectativa, agora, não é apenas pela magreza, mas por viver sem dor e ter uma boa qualidade de vida”, disse.

O médico responsável pelo procedimento, o cirurgião geral e especialista em aparelho digestivo, Rodrigo Rios, salientou que a bariátrica é um divisor de águas na vida de quem a realiza, impactando positivamente não só o peso, mas também a autoestima, a saúde e a liberdade do paciente. “Para que a recuperação após a cirurgia bariátrica seja bem-sucedida, é essencial que o paciente siga rigorosamente a dieta prescrita, realize a reposição das vitaminas necessárias e mantenha um acompanhamento contínuo com a equipe multidisciplinar, incluindo nutricionista, psicólogo e endocrinologista”, pontuou.

TRIAGEM – Os agendamentos continuam em andamento. Os pacientes foram classificados em três grupos, sendo os primeiros aqueles que já estão liberados para a cirurgia. Todos devem estar com o risco cirúrgico pronto dentro do prazo estabelecido (6 meses) e ter feito as terapias e consultas, além de atendimento com psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta e cirurgião. Após está conferência, os pacientes serão encaminhados para a consulta e marcação da cirurgia.

O segundo grupo são os pacientes com risco cirúrgico vencido. Estes devem procurar a Subsecretaria de Regulação em Saúde para realizar novos exames e, em seguida, marcar consulta de risco cirúrgico. Após serem liberados, passarão pela consulta de cirurgia e terão o procedimento agendado.

Já o terceiro grupo são os pacientes em fila. Estes deverão iniciar o processo, marcando a primeira consulta para cirurgia bariátrica. Neste caso, será seguida a ordem cronológica da inserção de solicitação.

Fonte: Secom

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes