Quarta-feira, 15 de maio de 2024

Biossegurança em cursos e ações para trabalhadores do HGG

01/05/2024 às 14h51 Redação

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
A sequência de treinamento no mês de abril fez parte da rotina de cuidados do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do hospital para cumprimento de normas técnicas / Foto: Secom

Coordenadores e chefias de setores do Hospital Geral de Guarus (HGG) participam de uma sequência de treinamento de Biossegurança no mês de abril, com o objetivo de estimular os cuidados com a segurança hospitalar no cumprimento de normas técnicas. A primeira palestra reuniu cerca de 20 colaboradores e foi ministrado pelo Serviço de Medicina e Segurança do Trabalho (SESMT) da Fundação Municipal de Saúde (FMS), após uma iniciativa do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do HGG.

A diretora clínica do HGG, Luisa Barreto, destacou a integração entre as equipes. "Integrantes da CCIH do HGG junto a equipe do SESMT deram seguimento a treinamentos, ações e orientações técnicas sobre equipamentos e dispositivos para garantir a biossegurança dos trabalhadores e dos pacientes, evitando o comprometimento da saúde dos mesmos. Esta atitude demonstra a integração entre as equipes e o desejo de melhorias constantes, que vai muito além da estrutura física facilmente identificada. Mais uma vez nos enchemos de orgulho em fazer parte desta equipe com um novo olhar para o HGG", comemora a diretora.

"Estamos atualizando os conhecimentos dos nossos funcionários que estão formados há muito tempo. Observamos esta necessidade e estamos reforçando a utilização correta de equipamentos e biossegurança", explicou a coordenadora da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), Karla Tatiana Pereira Santana.

O diretor do Pronto-Socorro, Guilherme Andrade, reforçou a importância do treinamento. "É um momento para conscientizar toda a nossa equipe com o uso adequado dos equipamentos de proteção individual para a saúde dos profissionais e dos pacientes. Pretendemos engajar todos os setores neste treinamento, desde a portaria, passando pela assistência de enfermagem, equipe médica e todos os outros departamentos", frisou.

No treinamento, os participantes relembraram as técnicas de paramentação e desparamentação em um bloco ministrado pela enfermeira do trabalho Aline Campos. Ela demonstrou a forma correta de vestir e retirar luvas e máscaras, por exemplo, e como descartá-las corretamente. Já a técnica em segurança do trabalho, Aline Silva Pinheiro Penha, enfatizou os tipos de riscos explícitos nas Normas Regulamentadoras (NR 6 e 32). "É um evento de extrema importância porque a Biossegurança é uma exigência legal de vários órgãos fiscalizadores. E o ser humano precisa sempre estar sendo treinado e atualizado porque a vida é um constante aprendizado", disse Aline.

O médico Vitor Mussi, superintendente do HGG, reforçou a importância do evento. “Parabenizo os profissionais do SESMET, do CCIH, da Enfermagem, nosso Corpo Clínico e Direção envolvidos neste treinamento de busca e segurança para nossos servidores. Estou orgulho deste movimento e à disposição para que este momento não acabe, mas se difunda em todas as camadas do hospital”, disse Mussi.

Fonte: Secom

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes