Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Campanha de Multivacinação: unidades seguem atendendo nesta reta final

27/10/2020 às 17h50

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Salas de vacinação em Unidades Básicas de Saúde estarão atendendo até o dia 29 de outubro. / Foto: Reprodução

Termina na próxima quinta-feira (29) a Campanha Nacional de Multivacinação e a Campanha Estadual de Imunização contra o Sarampo. Em todo o município mais de 30 salas de vacinação seguem abertas atendendo a população. Desde o dia 04 de outubro o Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde realiza a Campanha que tem como objetivo atualizar a caderneta de crianças e adolescentes com idade entre 2 meses e menores de 15 anos. Também são ofertadas vacinas para adultos e idosos, como é o caso da dose extra contra o sarampo e Influenza. 

Para ser vacinado, é necessário apresentar a carteira de vacinação (obrigatório para crianças e adolescentes) e um documento com foto em uma das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), na Cidade da Criança, além das Unidades Pré-hospitalares (UPH) de Travessão, São José e Santo Eduardo. O atendimento nas unidades acontecem por livre demanda. Somente na Cidade da Criança está sendo  necessário agendamento através do telefone (22) 98179-3393. 

De acordo com a Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a Campanha é uma oportunidade de garantir doses que estão em atraso ou o inicio do esquema vacinal uma vez que as vacinas estão disponíveis ao longo do ano, com exceção para as doses extras. 

 

- É importante a adequação do cartão de vacina de toda criança. Além disso, as doses extras são de extrema importância, explica a assessora chefe da Vigilância Epidemiológica e Imunização, Roberta Lastorina Rios, destacando que é ofertada dose contra a poliomielite para crianças acima de 1 ano até 4 anos e 11 meses e 29 dias que estiverem com o esquema de VIP completo, ou seja, que tenham tomado as três doses injetáveis. "Essas crianças receberão uma dose adicional da vacina contra poliomielite do tipo gotinha", frisou. 

Para as crianças estão sendo disponibilizadas 12 vacinas no total. São elas: Hepatite B, Penta (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e poliomielite), Polio inativada, Polio oral, Rotavírus, Pneumo 10, Meningo C, Febre Amarela, Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), DTP (tríplice bacteriana), Hepatite A e Varicela. 

No calendário do adolescente há mais vacinas, além de reforços das imunizações feitas na infância. São elas: Hepatite B, Febre Amarela, Tríplice viral, Difteria e tétano adulto, DTPa (se gestante), Meningocócica ACWY, HPV quadrivalente.

Os profissionais que atuam nas salas de vacinação seguem todos os protocolos de segurança e prevenção contra o novo coronavírus (Covid-19), como o distanciamento social, higienização correta das mãos, uso de máscara e uso de álcool gel 70%. Em Campos, a Campanha Nacional de Multivacinação e Campanha Estadual de Imunização contra o Sarampo, são realizadas em conjunto com as Secretarias de Estado de Saúde (SES) e Ministério da Saúde.

As salas de vacinação estão localizadas nas Unidades Básicas de Saúde da Aldeia, Baleeira, Custodópolis, Eldorado, Félix Miranda, IPS, Lagamar (Farol), Morangaba, Morro do Coco, Parque Prazeres, Parque Rodoviário, Patronato São José, Penha, Poço Gordo, Ponta Grossa dos Fidalgos, Ponta da Lama, Santa Cruz, Santo Amaro, Saturnino Braga, Santa Maria, Sentinela do Imbé, Santa Helena, Santos Dumont, Tócos, Venda Nova, além da Cidade da Criança, UPH São José, UPH Santo Eduardo, UPH Travessão e Centro de Saúde de

Fonte: Supcom

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes