Sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026
Saúde

Campos começa a aplicar nirsevimabe em prematuros para prevenir bronquiolite e pneumonia

Anticorpo protege contra o vírus respiratório sincicial e já está disponível na rede municipal

Por Fabrício Freitas
20/02/2026 às 12h27

Campos começa a aplicar nirsevimabe em prematuros para prevenir bronquiolite e pneumonia / Foto: Igor Azeredo / Divulgação

Campos dos Goytacazes iniciou o atendimento para aplicação do nirsevimabe, anticorpo que protege bebês contra infecções graves causadas pelo Vírus Sincicial Respiratório, principal responsável por casos de bronquiolite e pneumonia em crianças pequenas. O município recebeu o primeiro lote do imunobiológico e a estratégia já começou a ser executada nas maternidades e no Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais.

Nesta primeira fase, estão sendo atendidos os bebês prematuros com idade gestacional menor ou igual a 36 semanas e 6 dias, que recebem o anticorpo diretamente nas maternidades onde permanecem internados, sem necessidade de agendamento. Também fazem parte do público crianças de até 24 meses com comorbidades, como doenças pulmonares crônicas, cardiopatias congênitas, síndromes genéticas, imunodeficiência, fibrose cística e doenças neuromusculares.

Para esse segundo grupo, os responsáveis devem comparecer ao CRIE, na sede da Secretaria Municipal de Saúde, para realizar o agendamento presencial. É necessário apresentar documentos da criança, laudo médico com diagnóstico, prescrição do imunobiológico e resumo de alta hospitalar. Após a entrega da documentação, será feita uma avaliação por especialistas antes da liberação da aplicação.

O município recebeu inicialmente 125 doses do nirsevimabe, em apresentações de 50 mg e 100 mg. A prioridade está sendo dada aos bebês que nasceram após a última sazonalidade do vírus e que ainda não receberam o palivizumabe, conforme orientação do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro.

Diferente do medicamento utilizado anteriormente, o nirsevimabe é aplicado em dose única, o que facilita o acompanhamento das famílias e amplia a cobertura de proteção durante o período de maior circulação do vírus, que vai de fevereiro a agosto.

Especialistas destacam que o anticorpo oferece proteção imediata, reduzindo significativamente o risco de internações e complicações respiratórias em bebês mais vulneráveis.

Fonte: Secom

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2025 Desenvolvimento Jean Moraes