A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde (Subpav), estará disponibilizando quatro centros fixos e uma equipe volante para atendimento e testagem de pacientes com sintomas gripais. São eles: UBS da Penha, UBS Patronato São José, na Lapa, Centro de Saúde de Guarus e a Escola Municipal Farol de São Tomé, situada na Avenida Pinheiro Machado, nº 956, no bairro Rádio Velho. Desde o último dia 11, o município vem registrando aumento na demanda por assistência médica a pacientes com síndrome respiratória aguda de múltiplas causas virais.
Dentro da nova estratégia de atendimento, seguindo o novo protocolo para estratificação dos casos, o Centro de Saúde de Guarus (CSU) começa o atendimento a partir desta quinta-feira (30). Já os demais centros, assim como a equipe volante que atuará inclusive em locais de eventos da praia campista, será na próxima segunda-feira (03). No caso da E. M. Farol de São Tomé, será exclusivo para triagem e testagem. Havendo necessidade de atendimento médico, o paciente será encaminhado à Unidade Pré-Hospitalar (UPH) do Farol. Em todos os centros, o atendimento terá início às 9h.
“Nesses locais de atendimento, os pacientes farão teste para afastar a possibilidade de Covid-19 e, havendo resultado negativo, será disponibilizado para aqueles que apresentarem indicação médica, tratamento medicamentoso (oseltamivir) para bloquear as ações de vírus influenza”, explica o diretor de Atenção Básica, Rodrigo Carneiro.
Rodrigo Carneiro afirmou que, com a criação dos centros de atendimento, os polos de testagem para Covid-19 no município foram readequados. “Fizemos uma readequação e agora teremos as quatro unidades fixas para atendimento de síndrome gripal, sendo uma delas em Farol de São Tomé, e uma unidade volante para atendimento nos locais de realização de eventos”, disse ele, destacando que a secretaria de Saúde está tentando junto ao Governo do Estado o aumento do número de testes para detectar síndrome gripal.
“O Estado disponibiliza, atualmente, cinco testes por semana para detecção de vírus causadores de sintomas respiratórios na assistência básica à saúde. Estamos tentando junto ao Estado aumentar essa qualidade de teste”, explicou o médico infectologista, ressaltando que, “feito o teste, a amostra do paciente será encaminhada ao Laboratório Central Noel Nutels (Lacen/RJ) para a realização da pesquisa de painel viral, que visa justamente identificar outros vírus, além do da Covid, que têm causado aumento do número de casos de gripe”.
Segundo o diretor, a partir de agora, independente do resultado do teste para Covid-19, todos os casos de síndrome gripal terão que ser notificados ao e-SUS, que é uma estratégia para reestruturar as informações da Atenção Básica em nível nacional. Conforme o fluxograma de atendimento aos pacientes com sintomas de gripe, que são febre de início súbito, acompanhada de tosse ou dor de garganta, será preciso avaliar sinais de gravidade, afastando, inclusive, a possibilidade de ser Covid-19.
TREINAMENTO — No último dia 24, o subsecretário da Subpav, Charbell Kury, o diretor de Atenção Básica, Rodrigo Carneiro, a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Fernanda Souza, o coordenador de Imunização, Leonardo Cordeiro, e a dentista Laura Assed, que presta apoio institucional para a diretoria da Atenção Básica, fizeram uma explanação online de como será o fluxo de atendimento nos referidos centros. Médicos e enfermeiros da Atenção Básica e das Unidades Pré-Hospitalares (UPHs) participaram do encontro.
Charbell explicou que o aumento na procura por atendimento nas unidades de saúde, de pessoas com sintomas de gripe e doenças respiratórias agudas, levou a criação dos centros. Ele acredita que a baixa cobertura vacinal contra a Influenza, vírus da gripe, foi um dos responsáveis pelo aumento do número de casos.
“O vírus se espalhou porque muitas pessoas, quando havia vacina contra a gripe disponível, optaram pela não imunização. Agora temos um cenário epidemiológico bem diferente, ou seja, o vírus da Covid-19 ainda circulando e o vírus causador de doenças respiratórias”, disse o subsecretário, destacando que uma ação muito esperada pela secretaria de Saúde é a liberação da vacina contra a Covid-19 para as crianças com idade entre 5 e 11 anos.
Entre os anos de 2020 e 2021, segundo Charbell, 2,5 mil crianças e jovens de 0 a 20 anos morreram vítimas da Covid-19 no Brasil, representando 0,4% do total de 620 mil óbitos registrados, “esse número é maior do que a soma de todos os óbitos por doenças prevenidas por vacinas somadas, tais como meningites, pneumonia, rotavírus, entre outras”, acrescentou.
O concurso da Marinha Mercante para admissão, em 2026, às Escolas de Formação de Oficiais (Efomm) acaba de ser aberto. O extrato do edital, versão resumida do documento, foi publicado na...
O Mercado Livre, uma das maiores plataformas de e-commerce e serviços financeiros da América Latina, está com 604 oportunidades de emprego abertas em diversas regiões do país. As vagas abrangem...
A vacina contra a covid-19 com tecnologia de RNA mensageiro, que está sendo desenvolvida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), apresentou excelente eficácia nos testes em animais. Os resultados foram semelhantes aos...
O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Gilberto Waller Júnior, anunciou, nesta quinta-feira (8), que os aposentados e pensionistas vítimas de descontos não autorizados de mensalidades associativas serão...
Os incêndios florestais que devastaram mais de 30 milhões de hectares no país, ao longo do ano passado, foram causados, em grande medida, por atividades criminosas. É o que aponta...
Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br