Sábado, 10 de maio de 2025

Campos vai receber as primeiras doses da vacina contra a dengue

09/05/2025 às 22h58 Redação

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
O município ainda aguarda a Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (SES/RJ) concluir o calendário de distribuição, mas a estratégia de aplicação já está pronta para iniciar a vacinação / Foto: Secom

Campos irá receber as primeiras doses da vacina contra a dengue. A informação consta na nota técnica nº 124/2025 do Ministério da Saúde, emitida nesta semana. De acordo com o documento, serão destinadas ao município 6.230 doses do imunizante que é bastante aguardado pelas autoridades em saúde desde que este foi incluído no Calendário Nacional de Vacinação no ano passado.

O município ainda aguarda a Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (SES/RJ) concluir o calendário de distribuição, mas a estratégia de aplicação já está pronta para iniciar a vacinação assim que as doses chegarem. Nesse primeiro momento, a vacina da dengue (atenuada) é indicada para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, 11 meses e 29 dias. O esquema vacinal recomendado é de aplicação de duas doses da vacina, sendo um intervalo de três meses entre a primeira e a segunda dose.

“Já temos uma proposta de aplicação da vacina para Campos, baseada na experiência acumulada no ano passado. Faremos a vacinação dos adolescentes na escola e teremos algumas unidades de saúde para retaguarda ou faltosos”, explica o subsecretário de Vigilância em Saúde, Charberll Kury.

A vacina Qdengua protege contra os quatro sorotipos da dengue: Denv1, Denv2, Denv3 e Denv4. Segundo Charbell, ela tem 80.2% de eficácia para qualquer caso de dengue sorologicamente confirmada. E 90% para hospitalização por dengue.

“A vacina mostrou em estudos multicêntricos que é eficaz e segura. Vai ser uma nova arma na luta contra a dengue. Em breve, no 2º semestre, o Instituto Butantan vai produzir uma outra vacina de dengue e aí iremos aumentar a cobertura para crianças e adultos brasileiros”, disse Charbell, que comemora a decisão.

Embora exista a vacina contra a dengue, o controle do mosquito Aedes aegypti é o principal método para a prevenção e controle para a dengue e outras arboviroses urbanas, como chikungunya, zika e febre amarela, seja pelo manejo integrado de vetores ou pela prevenção pessoal dentro dos domicílios.

Fonte: Secom

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes