Levantamento da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) mostra que a cobertura vacinal referente à Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por Influenza continua baixa e preocupante em todo o estado do Rio. São praticamente três pessoas vacinadas a cada dez integrantes do público-alvo, composto por idosos com mais de 60 anos, crianças entre seis meses e menores de 6 anos e gestantes. Nesses segmentos, somente 32,93% receberam a vacina contra a doença até o dia 6 de agosto deste ano.
O percentual ainda é muito abaixo da meta de 90% estabelecida pelo Ministério da Saúde para o público-alvo e acende um sinal de alerta. Até o dia 11 de agosto de 2025, foram registrados 1.956 casos de internações e 247 mortes provocadas pela doença em todo o território fluminense. Os números reforçam a necessidade de intensificar ações preventivas para os segmentos prioritários.
"A vacinação é gratuita e está disponível em todos os municípios, sendo fundamental para prevenir casos graves e óbitos", ressaltou a secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello.
A vacinação contra a gripe no estado do Rio começou em abril de 2025 e vai até janeiro de 2026. Até o momento, foram aplicadas 3.297.425 doses, sendo 1.516.505 destinadas ao público-alvo.
Desde o início do período de imunização, o crescimento da cobertura vacinal tem avançado lentamente nos grupos prioritários. No segmento dos idosos, por exemplo, entre 2 de abril e 3 de junho, a cobertura chegou a 30,12% passando para 35,48% em 6 de agosto (alta de 6,16 pontos percentuais no período).
Já entre as crianças, a evolução foi de 18,13%, entre 2 de abril e 3 de junho, para 27,07% em 6 de agosto (alta de 8,94 pontos percentuais). O grupo que apresenta os indicadores de vacinação mais baixos é o das gestantes com a cobertura subindo de 12,66% em junho para somente 16,65% no começo deste mês (alta de 3,99 pontos percentuais).
Cobertura insatisfatória nas regiões
As Regiões de Saúde ainda apresentam cobertura insatisfatória do público-alvo. A área que registra melhor indicador é a do Médio Paraíba, que tem 47,07% de cobertura vacinal, seguida pela Serrana com 40,18%. Centro-Sul (39,60%); Metropolitana II (36,21%); Noroeste (34,11%); Norte (31,16%); Baía da Ilha Grande (31,08%); Metropolitana I (30,47%); e Baixada Litorânea (29,70%) completam o quadro vacinal do estado.
A SES-RJ vem intensificando os esforços no sentido de conscientizar a população sobre a importância da vacinação. No período do inverno, a pasta destaca a necessidade das pessoas estarem vacinadas, ressaltando ser oportuno também para que os municípios realizem mobilizações como a vacinação volante.
A estratégia anual de imunização contra a influenza seguirá até janeiro de 2026, com estratégias específicas para alcançar os grupos mais vulneráveis. O Governo do Estado oferece duas unidades móveis que percorrem as cidades para apoiar ações de vacinação em pontos de grande circulação.
Além disso, desde fevereiro, o Estado ampliou o número de leitos pediátricos que atendem casos graves de SRAG: são 85, 40 no Hospital Estadual Ricardo Cruz e 45 no Hospital Zilda Arns.
O Hospital Ferreira Machado (HFM) alcançou a marca de oito captações de órgãos realizadas somente em 2025. Dessa vez, o doador foi um homem de 49 anos, morador do bairro...
Profissionais do Programa Melhor em Casa e da Estratégia Saúde da Família (ESF), vinculados à Subsecretaria de Atenção Primária à Saúde (APS), lotaram o auditório do Centro Administrativo José Alves...
Estão abertas as inscrições para os trabalhadores da cultura interessados em participar do 13º Festival de Petiscos 2025, que será realizado no Farol de São Tomé nos dois primeiros finais...
A manhã desta terça-feira (19) foi marcada por um protesto inusitado e polêmico em Campos dos Goytacazes. Carroceiros interromperam o trânsito na BR-101 e em outras vias importantes do município,...
Levantamento da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) mostra que a cobertura vacinal referente à Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por Influenza continua baixa e preocupante em todo o estado...
Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br