Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Consultório na Rua amplia a oferta de profissionais que atuam no serviço

17/04/2024 às 06h00 Redação

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
As demandas de saúde que a equipe não puder solucionar no espaço da rua são encaminhadas para os pontos de atenção da rede de saúde / Foto: Secom

O programa Consultório na Rua (CR), vinculado à Subsecretaria de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde, ampliou a oferta de profissionais atuantes no serviço que, a partir de agora, passa a contar com oito, sendo uma médica; dois enfermeiros; dois assistentes sociais; dois técnicos de enfermagem e um psicólogo. O programa visa ampliar o acesso da população em situação de rua aos serviços de saúde, ofertando, de maneira mais oportuna, atenção integral à saúde para esse grupo populacional que se encontra em condições de vulnerabilidade e com os vínculos familiares interrompidos ou fragilizados.

Segundo a coordenadora do programa, Constância Prestes, os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira, no período da noite, em locais específicos, como Praça São Salvador, Rodoviária Roberto Silveira, Jardim São Benedito, Ponte Leonel Brizola (conhecida como Ponte Rosinha), Pelinca, além dos acolhimentos. As demandas de saúde que a equipe não puder solucionar no espaço da rua são encaminhadas para os pontos de atenção da rede de saúde.

“O Consultório na Rua funciona como uma UBS itinerante, onde é ofertado o cuidado com a saúde, exames especializados e monitoramento das doenças crônicas. Para a continuação do tratamento, encaminhamos os pacientes para a rede de Atenção Primária, que inclui consultas, testagens e exames laboratoriais”, informou a coordenadora.

PROGRAMA - A estratégia Consultório na Rua foi instituída pela Política Nacional de Atenção Básica, em 2011. Dentre as diretrizes do programa, está trabalhar a construção de vínculos, com respeito às diferenças, à promoção de direitos humanos, à inclusão social, e o enfrentamento do estigma que marca profundamente esse segmento social, além da redução de danos direcionada aos que recorrem a substâncias psicoativas, por exemplo.

 

 

 

Fonte: Secom

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes