Coronavírus: Cuidados que devemos ter ao banheiros públicos ou compartilhados

Facebook Whatsapp Twitter
Sexta-feira, 14 de agosto de 2020
Anuncie no Ururau | Contato
Logo

Plantão Ururau

Vídeos: Preso homem suspeito de assassinar vigilantes em Campos

Policiais prenderam no início da tarde sexta-feira (14/08), o homem suspeito de assassinar os dois vigilantes na madrugada desta sexta-feira, no interior do campus Guarus do Instituto Federal Fluminense (IFF). ... continuar lendo

Saúde

Coronavírus: Cuidados que devemos ter ao banheiros públicos ou compartilhados

Facebook Whatsapp Twitter

02/07/2020 às 11h29 Naíza Pedro (Estagiária)

Alerta: Abaixar a tampa do vaso antes de dar descarga.

Compartilhe essa notícia!

Facebook Whatsapp Twitter

A limpeza adequada de banheiros e os cuidados na hora de usar sempre foram essenciais para a manutenção da saúde e, no atual momento de pandemia do novo coronavírus, especialistas alertam que os hábitos de higiene devem ser redobrados. Além da principal via de transmissão da doença, que é o contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão com uma pessoa infectada, e o contato com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro ou tosse, estudos mostram uma forma secundária de transmissão: gotículas de urina e fezes.

Em entrevista, o engenheiro Qingyan Chen, da Universidade de Purdue, nos Estados Unidos, disse que quando as fezes ou partículas de urina são agitadas pelo fluxo da água, elas podem sair em forma de aerossol e serem liberadas no ar do banheiro caso a tampa do vaso sanitário não esteja fechada na hora da descarga. Dessa forma, o vírus pode ir para superfícies próximas, como paredes e toalhas.

Por isso, o engenheiro alerta para que as pessoas não se esqueçam dessa recomendação básica: abaixar a tampa do vaso antes de dar descarga. A estimativa é que esse simples gesto evita que 80% das partículas escapem do vaso sanitário.

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

Além dos cuidados básicos ao utilizar o banheiro, como lavar as mãos com água e sabão, e evitar tocar em superfícies, Qingyan Chen recomenda que, em banheiros públicos, as pessoas esperem cerca de dois minutos para usar, depois que alguém tenha dado a descarga.

BANHEIROS COMPARTILHADOS

Em casa, a recomendação é que o banheiro seja lavado com água sanitária, no mínimo, uma vez ao dia, especialmente se houver idosos, que são grupo de risco. Se houver algum familiar contaminado ou com suspeita de Covid-19, o ideal é que ele tenha um banheiro para uso exclusivo. Caso não seja possível, é necessário higienizar o banheiro completamente após cada uso.

Fonte: Câmara Municipal de São Paulo

NOVIDADE!

Clique aqui e acesse o mais novo canal de Podcasts do Portal Ururau. Política, Economia, Esportes, Games, Inovação e muito mais você encontra no Ururau Podcast.

Estamos no Spotify, Apple Podcast, Google Podcast e Deezer. Assine já!



Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: parceria@ururau.com.br
Logo
Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008 - 2016 Desenhado e programado por Jean Moraes

Poxa! Você usa bloqueadores de anúncios :(

Produzir matérias com qualidade demanda uma equipe competente e comprometida com o bom jornalismo. A publicidade é o único meio de viabilizar e manter nossos serviços ofertados gratuitamente aos nossos leitores. Colabore conosco adicionando o https://www.ururau.com.br como exceção de sites permitidos.

Clique aqui e saiba como adicionar o Ururau como site permitido!

Já fiz isso Fechar aviso