Quinta-feira, 25 de abril de 2024

CRIE disponibiliza vacina contra HPV para mulheres de até 45 anos, em Campos

29/07/2021 às 13h23

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Campos foi o primeiro município de porte médio brasileiro a disponibilizar, gratuitamente, em outubro de 2010, a vacina para meninos e meninas / Foto: reprodução

Desde março deste ano, por determinação do Ministério da Saúde, mulheres imunossuprimidas na faixa etária de 45 anos, 11 meses e 29 dias têm direito a receber a vacina papilomavírus humano, conhecida como HPV. Os imunossuprimidos são aqueles acometidos por HIV/Aids, transplantados de órgãos sólidos ou medula óssea e pacientes oncológicos. Em Campos, essas mulheres são atendidas no Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie), que funciona na Secretaria de Saúde, das 8h às 17h. A vacina é eficaz na prevenção contra o câncer do colo do útero e outras doenças.

 

No Crie, segundo a enfermeira chefe da unidade, Anna Carolina Rangel, a vacina contra o HPV é disponibilizada também para crianças e adultos de ambos os sexos, com idade de 9 a 26 anos, desde que sejam imunossuprimidos. Para receber a vacina, a pessoa necessita apresentar um laudo médico comprovando a doença, além de um documento de identificação, comprovante de residência e o cartão de vacina. São, ao todo, três doses em intervalos de dois meses, entre a primeira e segunda, e a terceira dose seis meses após a primeira aplicação.

 

Campos foi o primeiro município de porte médio brasileiro a disponibilizar, gratuitamente, a partir de outubro de 2010, no governo da ex-prefeita Rosinha Garotinho, a vacina contra o HPV para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos com esquema de duas doses, num intervalo de seis meses. Para esse público alvo, Carolina disse que a vacina é ofertada nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e integra o calendário de rotina. Desde janeiro deste ano, 1.865 meninas e meninos foram imunizados com a 1ª e 2ª doses da vacina no município.

 

Três anos depois da implantação da vacina pela ex-prefeita Rosinha Garotinho, o Ministério da Saúde anunciou a incorporação da vacina no calendário do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Fonte: Ascom

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes