Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Cuidados básicos e essenciais para os pés

28/02/2021 às 16h27 Redação

Facebook Whatsapp Twitter
Facebook Whatsapp Twitter
Hábitos simples de cuidado garantem pés saudáveis e bonitos / Foto: Divulgação

Você tem cuidado dos seus pés? Se a sua resposta foi negativa, atenção! Com a correria do dia é comum lembrar de cuidar daquilo que observamos com maior frequência, como a pele do rosto ou os cabelos - e esquecer dos pés. Para ajudar, conversamos com a dermatologista Regislaine Souza Miquelin e listamos formas simples e práticas para manter os cuidados com os pés em dia. Confira:

Saiba como cuidar dos pés

1. Higienize os pés

Durante o banho, lave muito bem os pés com água e sabão para eliminar as bactérias acumuladas na superfície. Utilize uma bucha natural para facilitar a remoção de resíduos e de pele morta e, se possível, opte por um sabonete hidratante. Para complementar a higienização, o uso dos desodorantes para pés também é interessante, pois são ótimos aliados para manter os pés frescos e com a produção de suor controlada.

2. Seque os pés corretamente

Logo após o banho, é preciso secar os pés muito bem - principalmente nos espaços entre os dedos. O ideal é utilizar uma toalha fina, seca e limpa para evitar que a região permaneça úmida por muito tempo, o que favorece o aparecimento de micoses e frieiras.

3. Hidrate a região

O hábito deve ser diário e praticado logo após o banho, quando a pele ainda está mais receptiva para absorver os produtos. A hidratação é essencial para manter os pés bonitos, evitar ressecamento e rachaduras que podem causar dor nos pés e até problemas na coluna. Opte pelos cremes hidratantes especiais para os pés com fórmulas que contenham ativos como ureia, glicerina e manteiga de karité.

4. Cuide das unhas

As unhas também merecem cuidados e devem ser cortadas a cada 15 dias, sempre de forma reta, sem arredondar os cantos para não correr o risco de encravar. Nas idas ao salão de beleza, sempre leve consigo seu próprio material como alicate, tesoura, lixa e palito, evitando assim o risco de contaminação por fungos e bactérias.

5. Escolha o sapato ideal

Calçados fechados acabam por deixar os pés úmidos e quentes, o que favorece o mal cheiro e a proliferação de fungos e bactérias. Por isso, utilize esses calçados pelo menor tempo possível e opte pelas opções abertas e mais arejadas. Escolha sapatos com palmilhas macias e evite os modelos com saltos e bicos finos.

6. Cuidado com as lixas

As lixas de pés são ótimas para diminuir calosidades, rachaduras e ressecamentos. Contudo, quando usadas em excesso, elas podem promover o efeito inverso. O corpo entende que a lixa é algo agressivo e estimula a produção intensa e espessa de pele para compensar o lixamento. Por isso, faça uso de lixa nos pés no máximo uma vez a cada duas semanas.

Fonte: Minhavida

Últimas Notícias

EM ALTA

Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: comercial@ururau.com.br

Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008-2022 Desenvolvimento Jean Moraes