Dieta pobre em carboidrato ajuda a combater gripe, aponta estudo

Facebook Whatsapp Twitter
Domingo, 05 de julho de 2020
Anuncie no Ururau | Contato
Logo

Plantão Ururau

Campos contabiliza 2.169 casos confirmados da doença, sendo 125 óbitos

Neste domingo (5), 47 novos casos de covid-19 foram registrados em Campos. Dentre os novos casos, óbitos de dois homens, de 66 e 73 anos, com comorbidades. De acordo com o Departamento de Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, o município contabiliza 2.169 casos confirmados da doença, sendo 125 óbitos.  ... continuar lendo

Saúde

Dieta pobre em carboidrato ajuda a combater gripe, aponta estudo

Facebook Whatsapp Twitter

29/11/2019 às 14h06 Naíza Pedro (Estagiária)

Dieta cetogênica modifica defesa no pulmão

Compartilhe essa notícia!

Facebook Whatsapp Twitter

Um estudo recente desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, descobriu que uma dieta cetogênica — pobre em carboidratos e com maior ingestão de gordura e proteína — é capaz de fortalecer a proteção contra o vírus da gripe.

Os resultados, publicados na revista científica Science Immunology, foram de que a alimentação rica em carne, peixe, aves e vegetais sem amido ativa um conjunto de células T (de defesa) nos pulmões.

Isso aumenta a produção de muco das células das vias aéreas, que "prendem" o vírus influenza.
Os testes foram feitos em camundongos que receberam diferentes tipos de alimentos.

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

Aqueles alimentados sem carboidratos tiveram uma sobrevida maior em relação aos demais quando contaminados com o vírus da gripe.

Camundongos que tiveram dieta cetogênica apresentaram maior resistência antiviral e menos vírus nos pulmões, observaram os cientistas após analisar o tecido pulmonar dos animais.

Por que o corpo dói tanto quando estamos com gripe?

1-    Quase sempre a gripe chega acompanhada por dor muscular e esse sintoma ao contrário do que muitos imaginam é uma consequência natural da doença.

CONTINUA DEPOIS DO INFORMATIVO

2-    “Os vírus são organismos biológicos que se replicam com muita facilidade a partir de células sadias do nosso corpo. Dessa forma, os sintomas são, na verdade, uma reação do nosso organismo para combater a doença. A gripe provoca uma reação no sistema imunológico, levando à liberação de várias substâncias inflamatórias. Quando esse processo ocorre nos músculos, a dor muscular torna-se uma consequência”, esclarece a coordenadora da Emergência do Hospital São Lucas Copacabana, Teresa Navarro.

3-    Mas essa dor muscular também é sinal de alerta, sobretudo se estiver intensa e acompanhada de outros sintomas, como fortes dores de cabeça e extrema fraqueza, como é o caso de algumas infecções, como a H1N1, responsável pela gripe suína. “O paciente deve buscar tratamento para a doença o quanto antes”, orienta a médica.

4-    Segundo Teresa Navarro, além de analgésicos e antitérmicos para aliviar os sintomas da gripe, é importante se manter em repouso e se hidratar constantemente.
 

Fonte: Portal R7

NOVIDADE!

Clique aqui e acesse o mais novo canal de Podcasts do Portal Ururau. Política, Economia, Esportes, Games, Inovação e muito mais você encontra no Ururau Podcast.

Estamos no Spotify, Apple Podcast, Google Podcast e Deezer. Assine já!



Aviso importante: a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash etc) do Portal Ururau não é permitida sem autorização e os devidos créditos e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismo de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria com o Portal Ururau para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato através do email: parceria@ururau.com.br
Logo
Todos os direitos reservados - Ururau Copyright 2008 - 2016 Desenhado e programado por Jean Moraes

Poxa! Você usa bloqueadores de anúncios :(

Produzir matérias com qualidade demanda uma equipe competente e comprometida com o bom jornalismo. A publicidade é o único meio de viabilizar e manter nossos serviços ofertados gratuitamente aos nossos leitores. Colabore conosco adicionando o https://www.ururau.com.br como exceção de sites permitidos.

Clique aqui e saiba como adicionar o Ururau como site permitido!

Já fiz isso Fechar aviso